Arcebispo dirige mensagem à comunidade católica
Braga, 02 jan 2013 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga escreveu uma mensagem sobre a fé, dirigida aos membros da comunidade católica minhota, para celebrar os 25 anos da sua ordenação episcopal que se assinalam esta quinta-feira.
“Crer em Deus é crer em todos. Crer é amar Deus e os outros. Crer é esperar uma arquidiocese unida para que todo o mundo acredite”, refere D. Jorge Ortiga, num texto publicado pela página diocesana na internet.
O prelado fala da fé como “dom maravilhoso a acolher para partilhar” e convida à “fraternidade com todos”, antes de se dirigir, em particular, aos vários membros da Igreja diocesana.
Neste contexto, a mensagem aborda os que habitam o “silêncio da fé”, frisando que este “não é sinónimo de ausência”.
“A fé é dom e fidelidade. Espero, peço-te, a fidelidade à procura sincera e, porventura, a decisão consciente de mergulhar no mistério de Deus, mesmo quanto tudo aquilo que ouves é silêncio”, observa o arcebispo de Braga.
Aos padres, D. Jorge Ortiga sublinha a importância de “partir o pão da amizade e a desatar os nós do sofrimento”: “Espero ter-te sempre próximo, para anunciarmos Cristo a todos que o procuram de coração sincero”.
A mensagem elogia também os religiosos, deixando votos de que continuem a “suscitar o espanto da fé”.
O arcebispo dirige-se às famílias, para a construção de “um mundo mais humano e unido”, e aos jovens, “esperança do amanhã”, para destacar a sua “procura inquieta, que antecipa o nascimento de um mundo melhor”.
O texto deixa uma palavra de estímulo aos que vivem “uma situação de fragilidade” com “espírito de heroica e silenciosa coragem”.
“Dificilmente estamos preparados para momentos inesperados, mas a cruz, que também Cristo carregou, não tem a última palavra sobre a vida. Espero que sintas esta minha frágil e silenciosa presença por meio da oração, na certeza duma comunhão permanente com as tuas debilidades”, escreve.
A mensagem conclui-se com interpelações às crianças e aos cristãos de outras Igrejas, para que partilhem com todos a mensagem de Jesus.
D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga nasceu a 5 de março de 1944, na freguesia de Brufe, Concelho de Vila Nova de Famalicão (Diocese de Braga) e uma vez terminados os estudos, foi ordenado padre no dia 9 de julho de 1967, juntamente com 24 colegas, na igreja de Lousado (Famalicão).
Com 43 anos, o Papa João Paulo II nomeou-o bispo titular de Nova Bárbara e auxiliar de Braga, a 9 de novembro de 1987.
A 3 de janeiro de 1988, foi ordenado bispo pelo então arcebispo primaz de Braga, D. Eurico Dias Nogueira, na cripta do Sameiro, escolhendo como lema episcopal a passagem do capítulo 17 do Evangelho segundo São João: ‘Ut unum sint’ (que sejam um).
Este momento vai ser evocado na quinta-feira, com uma assembleia geral do clero, às 15h00, e às 17h30, na Sé de Braga, com uma eucaristia de ação de graças.
No mesmo dia, o primeiro número da edição digital do Semanário ECCLESIA vai publicar uma entrevista com D. Jorge Ortiga sobre os seus 25 anos de episcopado.
OC/LFS