Braga: D. Francisco Senra Coelho toma posse canónica

D. Jorge Ortiga pede mais um bispo auxiliar

Braga, 18 jul 2014 (Ecclesia) – O novo bispo auxiliar de Braga, D. Francisco Senra Coelho, tomou posse esta quinta-feira como vigário geral da arquidiocese para além de ser responsável por uma das duas vigararias territoriais e pela Comissão Arquidiocesana para o Laicado e Família.

“Estou aqui com tudo o que sei, tenho e posso, nesta leal atitude”, garantiu D. Francisco Senra Coelho que apontou D. Jorge Ortiga como a sua “referência no dia-a-dia”, indo ”ao encontro de tudo” o que perceber “ser o seu desejo, projeto e programa pastoral”.

“Com toda a lealdade, estarei sempre ao seu dispor e ao seu serviço pois a minha missão é auxiliar”, acrescentou o bispo auxiliar.

Segundo D. Jorge Ortiga, arcebispo primaz de Braga, o vigário-geral é “uma espécie de ‘alter-ego’ do arcebispo com os poderes que o Direito Canónico estipula”.

“Aspirávamos pela sua vinda e estamos contentes que esteja entre nós e que regresse à sua terra”, acrescentou o arcebispo recordando as raízes de D. Francisco Senra Coelho oriundo de uma família do arciprestado de Barcelos.

“Para uma diocese que tem 551 paróquias, perante o dever que o bispo tem de as visitar de cinco em cinco anos, efetivamente só com dois bispos auxiliares conseguimos, mais ou menos, corresponder àquela determinação do Código do Direito Canónico”, justificou.

“Deus queira que venha ‘ontem’”, comentou ainda D. Jorge Ortiga sobre a nomeação de outro bispo auxiliar, porque as necessidades pastorais e as determinações canónicas não estão de todo asseguradas.

O site da Arquidiocese de Braga relembra ainda que está a decorrer um “processo de profunda remodelação” na equipa episcopal pela “saída” dos dois anteriores bispos auxiliares, D. Manuel Linda em 2013 e D. António Moiteiro em 2014, respetivamente bispo das Forças Armadas e Segurança e bispo da Diocese de Aveiro.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top