Data assinalou-se esta sexta-feira, dia 06 de dezembro
Braga, 07 dez 2013 (Ecclesia) – O arcebispo emérito de Braga, D. Eurico Dias Nogueira celebrou esta sexta-feira, dia 06 de dezembro, 49 anos de vida episcopal, informa uma nota na página da internet da arquidiocese minhota.
A data celebrou-se com uma missa de ação de graças, no seminário conciliar de Braga e contou com a presença do homenageado, de D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga e dos dois bispos auxiliares da diocese.
D. Jorge Ortiga, expressou na homilia, “a imensa gratidão” para com D. Eurico Nogueira que considerou “um exemplo de testemunho e um estímulo para que a Igreja diocesana aposte na Evangelização de forma a ajudar o homem moderno a encontrar um sentido para a vida”.
O Arcebispo de Braga pediu aos bispos, sacerdotes, seminaristas e consagrados que, à semelhança de D. Eurico Nogueira, não tenham medo de ir aos recantos do mundo, às periferias, aos lugares onde a Palavra de Deus não é proclamada porque «a celebração da fé deve ser expressão de louvor a Deus por aquilo que Ele é e por ser Criador do mundo e Pai de todos nós».
D. Eurico Nogueira, que esteve durante 22 anos com arcebispo de Braga, fez uma breve declaração no final da missa, revelando o desejo de em 2014 “chegar aos 91 anos para celebrar os 50 anos de episcopado”.
A arquidiocese de Braga ofereceu ao Arcebispo Emérito de lembrança uma escultura do Bom Pastor em madeira de oliveira, trazida da Terra Santa (Nazaré), que quis transmitir um estímulo para que os sacerdotes sejam “bons pastores ao jeito de Cristo”, explicou D. Jorge Ortiga.
MD