Iniciativa está inserida no calendário do Ano da Fé que a Igreja Católica está a promover até novembro
Braga, 01 jun 2013 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga vai assinalar, este domingo a solenidade do Corpo de Deus com “diversas iniciativas comunitárias” ligadas à Adoração Eucarística, em sintonia com o que foi proposto pelo Papa.
“Seguindo” o “propósito” de Francisco, que nesse dia vai celebrar “uma hora de adoração eucarística pelas 17h00, na Basílica de São Pedro (Vaticano), D. Jorge Ortiga apelou a todos os arciprestados” para que se juntassem à iniciativa de forma “sincronizada”, explica o gabinete arquidiocesano de comunicação, numa nota publicada na internet.
Esta celebração é encarada como uma forma de promover “de um modo mais evidente e profundo, a comunhão eclesial” entre todas as comunidades católicas.
No caso da arquidiocese minhota, “alguns dos arciprestados”, como Braga, Esposende, Vila Nova de Famalicão e Fafe “resolveram fazê-lo numa única celebração, convidando todas as comunidades a participarem na mesma”.
“Já outros deixaram a adoração eucarística ao cuidado de cada paróquia, dado que muitas, por tradição, costumam assinalar o Corpo de Deus com celebrações próprias”, acrescenta o mesmo comunicado de imprensa.
Em muitas localidades, como na cidade de Vila do Conde, a adoração eucarística vai terminar com a procissão do Corpo de Deus, pelas ruas.
Inserida nas atividades do Ano da Fé, que a Igreja Católica está a promover até novembro, a Adoração Eucarística de dia 2 de junho foi hoje apresentada no Vaticano e terá como tema “Um só Senhor, uma só Fé”.
O Corpo de Deus celebra-se este ano pela primeira vez a um domingo e não num dia feriado, em Portugal.
A suspensão de dois feriados católicos (Corpo de Deus e Todos os Santos) foi acordada em 2012 após um “entendimento excecional” entre a Santa Sé e o Governo português, válido por cinco anos.
JCP