Braga: Comunidade de Gamil promove conferências sobre Vaticano II e institui Dia da Paróquia

Gamil, Braga, 20 ago 2012 (Ecclesia) – A paróquia de Gamil, na Arquidiocese de Braga, promove de setembro a janeiro de 2013 um ciclo itinerante de conferências sobre o Concílio Vaticano II (1962-1965).

De acordo com uma nota enviada à Agência ECCLESIA, os encontros centram-se nas quatro constituições conciliares: ‘Dei Verbum’, sobre a revelação de Deus, particularmente na Bíblia, ‘Lumen Gentium’, relativa à identidade da Igreja, ‘Sacrosanctum Concilium’, acerca da liturgia, e ‘Lumen Gentium’, que versa sobre a relação dos católicos com a sociedade.

O ciclo intitulado “(Re)descobrir a fé à luz do Concílio Vaticano II” insere-se no âmbito do Ano da Fé, que a Igreja Católica assinala entre outubro de 2012 e novembro de 2013, e dos cinquenta anos da abertura da assembleia conciliar.

A comunidade decidiu também instituir a 15 de setembro o Dia da Paróquia, que na primeira edição conta com um programa de “atividades para todos, propondo iniciativas de âmbito religioso, pastoral, cultural e recreativo” que terminam com a projeção do filme ‘Cinema Paraíso’ na fachada da igreja.

O objetivo da iniciativa é angariar fundos para a construção da Casa da Porta Estreita, que visa “reaproveitar a ruína situada nas traseiras da residência paroquial para fazer nascer um equipamento capaz de satisfazer objetivos humanos, espirituais e pastorais”.

O projeto, que está a ser avaliado pela Câmara Municipal de Barcelos, tem um prazo de execução previsto de quatro a cinco meses e a paróquia pretende iniciar a construção na próxima primavera, para que o equipamento esteja disponível no ano de 2013-2014.

A casa vai ter um oratório circular “com reduzida entrada de luz natural para, propositadamente, favorecer o recolhimento e a meditação”, uma sala polivalente para ações de formação e reuniões de grupos, além de um espaço multimédia a equipar com computadores.

No exterior prevê-se a construção de uma fonte alusiva ao padroeiro da paróquia, São João Batista, e a criação de um anfiteatro ao ar livre.

RJM

Partilhar:
Scroll to Top