Braga: Comissão da Quaresma e Semana Santa apresentou programação, com propostas religiosas e culturais

Foto: Avelino Lima/Diário do Minho

Braga, 28 fev 2025 (Ecclesia) – A Comissão da Quaresma e das Solenidades da Semana Santa de Braga apresentou esta quinta-feira a programação religiosa e cultural para as celebrações deste ano, que decorrem de 13 a 20 de abril.

“A grande novidade é o alargamento e diversificação da programação cultural, da qual se destaca, entre outras iniciativas, uma exposição em homenagem ao artista bracarense José Veiga”, refere uma nota divulgada pela página online da Arquidiocese de Braga.

O artista bracarense elaborou, durante décadas, os cartazes da Semana Santa.

O presidente da Comissão, o cónego Avelino Amorim, destacou um concerto a realizar no dia 15 de abril, terça-feira Santa, na Catedral, onde a Orquestra Filarmónica de Braga irá interpretar a “Missa em Dó Menor” de W.A. Mozart, bem como a exposição “Verbo Visivo: uma tríade de Giancarlo Pavanello”, que será apresentada a partir de 21 de março na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, no Museu Pio XII e na Zet Gallery.

O cónego Avelino Amorim falou ainda da edição de duas publicações para juntar ao acervo sobre a Semana Santa: “Histórias que nunca te contaram da semana Santa de Braga”, do bracarólogo Rui Ferreira, e “A Semana Santa de Braga”, um livro ilustrado para o público infanto-juvenil, preparado no contexto da Braga 25, capital portuguesa da Cultura 2025.

“Embora outros elementos se tornem mais visíveis e até mais imediatos, as celebrações na Catedral, o Lausperene Quaresmal, as procissões e as todas as outras expressões da fé crista, continuam a ser o fundamento e o centro de todo o programa”, sublinhou o sacerdote.

OC

Partilhar:
Scroll to Top