Braga: Cidade recebe Seminário Maior comum às dioceses da Guarda, Viseu, Lamego e Bragança-Miranda

Decreto de implantação do projeto está assinado e a nova estrutura vai acolher cerca de 30 alunos no próximo ano letivo

Bragança, 01 ago 2013 (Ecclesia) – Os bispos da Guarda, Viseu, Lamego e Bragança-Miranda assinaram um decreto para a implantação de um Seminário Maior em Braga, na sequência da extinção do Instituto Superior de Teologia de Viseu, que servia as quatro dioceses.

No documento, enviado à Agência ECCLESIA, D. Manuel Felício, D. Ilídio Pinto, D. António Couto e D. José Cordeiro explicam esta medida com a necessidade de “encontrar uma alternativa viável para a formação dos candidatos ao sacerdócio”.

Depois de “obtida a respetiva autorização de D. Jorge Ortiga”, arcebispo de Braga, o seminário interdiocesano vai ser erigido na Rua de Santa Margarida, junto ao polo da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Depois de analisarem diversas hipóteses, como Coimbra ou Porto, os quatro responsáveis católicos avançaram para Braga, que vai realizar obras nas instalações que os seminaristas vão ocupar.

Para assegurar a educação dos cerca de 30 alunos inscritos para o próximo ano, cada diocese vai pagar uma mensalidade, sem mais nenhum encargo.

O Seminário Maior vai ter como reitor, nos próximos três anos, o padre Paulo Figueiró, da Diocese da Guarda, e como formadores os padres José Luís Pombal e Vasco Pedrinho, respetivamente da Diocese de Bragança-Miranda e Lamego.

Para assegurar a direção espiritual dos seminaristas, foi escolhido o padre Nuno Filipe Santos, da Diocese de Viseu.

Depois de garantida a continuidade da formação dos candidatos ao sacerdócio das quatro dioceses, até ao início do novo ano letivo vão ser definidos os estatutos, o regulamento e o projeto educativo do novo Seminário.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR