Braga: Casal celebra Matrimónio na Vigília Pascal, culminando processo de aproximação à Igreja Católica (c/vídeo e fotos)

Tamira Gonçalves e Daniel Oliveira, imigrantes brasileiros, fizeram percurso de preparação que inclui Batismo do marido

 

Braga, 19 abr 2025 (Ecclesia) – O casal Tamira Gonçalves e Daniel Oliveira vai celebrar na próxima Vigília Pascal o sacramento do Matrimónio, na Catedral de Braga, encerrando um percurso de conversão ao catolicismo que implica, para o marido, a receção dos sacramentos de iniciação cristã – Batismo, Eucaristia e Confirmação.

“É uma alegria imensa participar e viver este momento que foi muito preparado pelos dois, receber os sacramentos diante do altar de Jesus naquela assembleia é uma gratidão enorme”, disse Tamira Gonçalves à Agência ECCLESIA.

O casal pertenceu a outra comunidade cristã, mas nasceu em “berço católico”.

“Há três anos, ainda no Brasil, comecei a estudar a fé católica e lá recebi os primeiros sacramentos”, avançou Tamira Gonçalves, referindo que se sentiu “tocada pela história da Igreja” e ficou “mais fortalecida”.

A história de conversão de Tamira influenciou o seu marido, Daniel Oliveira.

“Fui conversando com o Daniel e disse que não queria mais participar em cultos evangélicos, a partir de agora ia ser católica”, acrescentou.

Atualmente,o casal tem três filhos, mas, ainda no Brasil, a mãe e dois filhos começaram a catequese na Igreja Católica: “Eles também abraçaram junto comigo a fé e começamos a estudar”.

Inicialmente, Daniel Oliveira não aprovou a ida da esposa para a Igreja Católica, mas com o tempo entendeu a mudança.

“Não podia separar-me após 17 anos de casamento com a Tamira, não era uma religião que nos ia separar”, afirma.

Depois de entrar nesta “história de fé”, Daniel Oliveira sentiu que a sua “vida tomou outro rumo e outra transformação”.

O casal recebeu formação na Sé de Braga com o cónego Manuel Joaquim e é na Catedral que vão receber os sacramentos, a partir das 21h30 de sábado, na Vigília Pascal – a celebração central do calendário católico.

O número de adultos a pedir o Batismo está a aumentar em Portugal e a Vigília Pascal é o momento escolhido por centenas de pessoas para entrar na Igreja Católica.

A diminuição do número total de Batismos, nos últimos anos, tem sido acompanhada pelo aumento percentual de quem recebe o sacramento mais tarde.

Os Batismo depois dos 7 anos – idade que a tradição da Igreja associa aos que “atingiram a idade da razão” – representam, em todo o mundo, cerca de 19% do total, percentagem que em Portugal já supera os 10% (11,24% em 2017).

Desde os primeiros tempos da Igreja Católica, o processo de tornar-se cristão implica um percurso estruturado, em fases diversas, que culmina com o Batismo na Vigília Pascal.

A importância deste gesto é tal que se considera que a liturgia batismal da Vigília só atinge a sua plenitude quando se celebra o Batismo de adultos, ou pelo menos de crianças.

O processo destinado a atingir a fé e os conhecimentos requeridos pelo Batismo e restantes sacramentos da iniciação cristã – Confirmação (ou Crisma) e Eucaristia – demora pelo menos três anos.

A iniciação cristã dos adultos começa com o pré-catecumenado, seguindo-se um tempo ligado ao conhecimento de Jesus, da Igreja e das verdades da fé cristã, denominado de catecumenado, onde se inclui o Rito de Eleição, que marca a transição das catequeses para a vertente espiritual.

Depois de terem recebido os sacramentos da iniciação, os adultos aprofundam o conhecimento sobre o cristianismo e inserem-se progressivamente na vida das comunidades.

LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top