Entre os cinco finalistas estavam três projetos portugueses
Braga, 08 mar 2012 (Ecclesia) – A Capela Árvore da Vida, localizada no interior do Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo, em Braga, venceu o prémio ArchDaily 2011 para o edifício religioso com a melhor arquitetura.
Os leitores do site que reivindica o estatuto de mais visitado na especialidade deram o primeiro lugar à capela projetada pela empresa Cerejeira Fontes Arquitetos e concluída em 2011.
Entre os cinco finalistas estava o Complexo Paroquial do Estoril, concelho de Cascais (Roseta Vaz Monteiro Arquitetos) e a Capela de Santa Ana, Sousanil, no concelho de Santa Maria da Feira (Gabinete e|348).
[[a,d,2184,(Capela Árvore da Vida: emissão 30-06-2011) ]]O padre Joaquim Félix, vice-reitor do Seminário Conciliar de Braga e professor da Faculdade de Teologia, explicou em artigo publicado no site do Secretariado Nacional que a capela Árvore da Vida surgiu da vontade de “aprofundar a coerência entre aquilo que se ensinava e a expressão litúrgica praticada”.
A constituição do Concílio do Vaticano II (1962-1965) dedicada à Liturgia forneceu “o fundamento teológico para o programa da capela”, referiu.
Na votação concluída esta quarta-feira Portugal alcançou também a vitória em mais duas das 14 categorias a concurso: “Casas”, com um projeto em Viana do Castelo do atelier Mima Architects, e “Interiores”, para a Associação Fraunhofer Portugal, no Porto, concebida por Pedra Silva Arquitetos, indica o site ArchDaily.
Atualizado às 13h30.
SNPC/RJM