Uma iniciativa da Comunidade Católica Shalom
Braga, 29 dez 2016 (Ecclesia) – A Basílica dos Congregados, em Braga, vai acolher uma passagem de ano alternativa, “low cost” e com propostas de oração para um 2017 “mais feliz”, organizado pela Comunidade Católica Shalom.
Em declarações ao Diário do Minho, o padre Paulo Terroso, reitor daquele local de culto, desta a iniciativa como “uma oportunidade para dar graças a Deus por um ano que termina e projetar na presença de Deus um novo ano”.
Este evento, na noite de 31 de dezembro para 01 de janeiro, vai acontecer a par da festa promovida pela autarquia minhota, na Avenida Central da cidade.
Para o sacerdote, “há uma complementaridade entre os dois momentos, na Basílica e na Avenida Central”.
“Há que reconhecer, independentemente de acreditarmos ou não, que a vida é uma dádiva para todos. O reconhecimento dessa dádiva só se faz no silêncio e na intimidade de cada um, depois, naturalmente, haverá o festejo”, realça aquele responsável.
O ‘réveillon” na Basílica dos Congregados começa às 23h30 e terá como “momento central a Adoração Eucarística, como ação de graças por tudo o que se viveu em 2016”.
Os participantes serão desafiados a “escrever num papel as intenções pessoais para 2017, de forma anónima, e a colocá-las numa caixa preparada para o efeito”.
Durante a atividade cada pessoa será ainda convidada a participar num “sorteio” retirando de uma caixa um papel com o nome de um santo da Igreja Católica.
“O santo que sair será para a pessoa o seu santo padrinho em 2017”, explica a organização”.
De acordo com Edgar Bispo, membro da Comunidade Católica de Shalom, “esta é uma tradição que se pretende trazer até às pessoas” para que possam ter “um santo protetor especial”.
JCP