Lisboa, 20 out 2011 (Ecclesia) – A capela do seminário conciliar de Braga, denominada “Árvore da Vida”, é hoje inaugurada pelo arcebispo da diocese, D. Jorge Ortiga, às 18h30.
O espaço está apresentado no site do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura através de 30 imagens, um vídeo e um texto.
O vice-reitor do Seminário de São Pedro e São Paulo, o padre Joaquim Félix de Carvalho, também professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, refere que apresentou aos estudantes “uma série de capelas e igrejas de grandes arquitetos estrangeiros e também portugueses”.
“A determinada altura apercebemo-nos que o maior conhecimento destes edifícios aumentava o nosso desconforto em relação à qualidade das capelas do Seminário”, pelo que decidiram “aprofundar a coerência entre aquilo que se ensinava e a expressão litúrgica praticada”.
A capela, com traço dos arquitetos António Jorge e André Cerejeira Fontes, foi apresentada durante a 7.ª Jornada da Pastoral da Cultura, dedicada ao tema “Elogio da Fraternidade”, que decorreu no último dia 17 de junho, em Fátima.
RM/OC