Braga, 22 fev 2025 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga promove hoje a IV Assembleia Sinodal no Espaço Vita, com o objetivo de “avançar” na renovação da Igreja de acordo com as “necessidades e desafios” da atualidade.
“Esta assembleia é a nossa oportunidade de avançar no sentido de uma forma renovada de ser Igreja, que esteja firmemente enraizada em Cristo e responda efetivamente às necessidades e desafios do nosso tempo”, indica a equipa sinodal.
Os organizadores sublinham a importância deste caminho, também como igreja local.
“Após a 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo (Roma, 26 de outubro de 2024) e o encontro dos Conselhos Pastorais das Dioceses de Portugal (Fátima, 11 de janeiro de 2025), somos chamados a discernir e concretizar formas de implementar estas propostas na nossa arquidiocese, assegurando que a nossa Igreja permanece recetiva e fiel à sua missão no mundo de hoje”, afirmam.
Os participantes da Assembleia Sinodal são convidados refletir sobre o documento final do Sínodo e sobre uma série de questionamentos a serem debatidos em comunidade.
LFS
– Que aspetos das nossas práticas atuais devemos manter, que aspetos devemos abandonar e que novas abordagens devemos criar?
– Como podemos compreender e viver melhor a relação entre os processos sinodais e a estrutura hierárquica da Igreja? – Como podemos desenvolver novas compreensões do que significa ser padres, diáconos, cristãos leigos, religiosos e bispos no contexto atual? – Como podemos melhorar os nossos programas de formação e de apoio permanente tanto para o clero como para os leigos? – Como podemos promover uma Igreja que verdadeiramente celebre e utilize a diversidade de dons e carismas presentes nas nossas comunidades? |