Braga, 22 jan 2016 (Eccesia) – A Comissão para a Pastoral Litúrgica e Sacramentos da Arquidiocese de Braga preparou um itinerário litúrgico da Quaresma centrado no Jubileu da Misericórdia que está a decorrer.
“Em pleno Ano Santo, a Quaresma pode ser um tempo privilegiado para intensificar uma abertura de coração à misericórdia de Deus” e favorecer “o caminho de conversão: arrependimento, contrição, penitência, confissão, propósito de emenda e reconciliação”, refere o organismo católico, em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
Com o lema “Dai-nos um coração puro”, o itinerário reforça algumas das propostas que o Papa Francisco deixou para o jubileu, como a reflexão da Palavra de Deus, a peregrinação a uma Porta Santa, a busca do sacramento da reconciliação e da indulgência e a prática das obras de misericórdia.
A Quaresma que se inicia com a celebração de Quarta-feira de Cinzas (este ano a10 de fevereiro), é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.
JCP