«É tentarmos juntos, encontrarmos os novos modos de ser Igreja hoje, de ser comunidade» – D. José Cordeiro
Braga, 16 out 2024 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga vai realizar a Jornada Pastoral ‘Renovar – Levar Jesus a Todos’, para encontrarem “os novos modos de ser Igreja hoje, de ser comunidade”, este sábado e domingo, no Espaço VITA.
“É um desafio grande que abraçamos. Renovar significa também transfigurar, transformar, ao jeito que fez, há séculos, São Bartolomeu dos Mártires, cujo lema era ‘arder e incendiar’, de ter este coração ardente para que os pés possam acompanhar esse ardor missionário. Então, é tentarmos juntos, encontrarmos os novos modos de ser Igreja hoje, de ser comunidade hoje”, disse o arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, esta terça-feira, à Agência ECCLESIA, à margem da II Assembleia Arquidiocesana do Clero.
O padre Sérgio Torres, do Conselho Pastoral Arquidiocesano, começa por lembrar que a Arquidiocese de Braga lançou um “caminho de Páscoa até 2033” para celebrarem “os 2000 anos da ressurreição, da redenção de Jesus Cristo”, com um programa pastoral que não está delineado, mas que vai sendo traçado “como quem percorre um caminho” e sentiram que essa mudança de paradigma também exigia que acompanhassem “as comunidades de uma forma mais próxima”.
“Para fazermos o caminho em conjunto, decidimos fazer esta jornada, alicerçado sobretudo na questão do primeiro anúncio. Como é que hoje, nos nossos dias, podemos fazer um primeiro anúncio para quem não conhece a fé, para quem está afastado, ou até um segundo primeiro anúncio, para quem, tendo estado próximo da Igreja, se afastou nos últimos tempos”, desenvolveu o sacerdote.
O padre Sérgio Torres sublinha que o objetivo do encontro ‘Renovar’ “é um bocadinho” começarem “a dar passos”, porque, querem ajudar as comunidades “com propostas, com ferramentas”, para concretizar esse caminho de Páscoa, que no contexto ibérico – em Portugal e Espanha – “estão a acontecer no terreno, estão a dar bons frutos” e querem dá-los a conhecer.
“Tocamos todas as possibilidades, e com a ajuda de algumas pessoas que vêm do modo especial de Espanha, e com algumas ferramentas de evangelização já em curso, para que pelo testemunho de todos os agentes pastorais, e nomeadamente de leigos comprometidos com o Evangelho, e não apenas bispos e padres, – a evangelização é para todos, e é feita com todos -, encontrarmos aqui os caminhos da renovação da fé”, desenvolveu o arcebispo de Braga.
A Arquidiocese de Braga promove a Jornada Pastoral ‘Renovar -. Levar Jesus a todos’, para agentes pastorais, líderes paroquiais e “quem quiser participar”, a partir das 09h00 deste sábado, no Espaço VITA (Rua de São Domingos 94).
“Temos muita esperança, que sejam dois dias intensos e profundos para essa renovação em Jesus Cristo, e também com esse grande sonho de levar Jesus a todos”, acrescentou D. José Cordeiro.
As inscrições no ‘RENOVAR 2024’ estão a decorrer e são gratuitas, mas o espaço é limitado a 500 participantes.
A organização informa que as palestras principais são em espanhol, mas têm “tradução simultânea em português”; os workshops acontecem, em simultâneo, no sábado (15h00), – ‘Seminários de Vida no Espírito Santo (SVES); Alpha e Alpha Jovens; O primeiro anúncio aos jovens; A IA ao serviço da evangelização; Fazer pregação e catequese ao jeito do primeiro anúncio – e, no domingo, apresentam propostas de acompanhamento (11h30).
Entre outros conferencistas da Arquidiocese de Braga, de outras dioceses nacionais e de Espanha, destacam-se Tote Barrera e Cristy Salcedo, que vão abordar “o papel crucial do primeiro anúncio (querigma) na evangelização contemporânea e na renovação pastoral da Igreja”, em três conferências.
“O objetivo também é um bocadinho sentindo que às vezes há uma certa desmotivação e um certo dizer: ‘o que é que eu faço? Onde é que eu agarro? Como é que eu posso começar a trabalhar na minha paróquia para alguma novidade e para alguma renovação?’, trazer essas ferramentas, e essa reflexão para que as pessoas possam encontrar caminhos novos de trabalho pastoral”, concluiu o padre Sérgio Torres, em declarações à Agência ECCLESIA.
HMCB/OC