Iniciativa dos CTT associa-se a bodas de ouro sacerdotais de D. Jorge Ortiga
Braga, 06 jul 2017 (Ecclesia) – Os CTT – Correios de Portugal vão homenagear seis arcebispos da Arquidiocese de Braga numa nova emissão filatélica com apresentação marcada para esta sexta-feira
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o gabinete de imprensa dos CTT informa que os selos apresentam retratos de São Martinho de Dume, São Frutuoso, São Geraldo, D. frei Bartolomeu dos Mártires, D. Rodrigo de Moura Teles e do atual arcebispo primaz D. Jorge Ortiga.
“Todos os selos representam os retratos dos mesmos, em pinturas em óleo sobre tela, da coleção Galeria dos Arcebispos e fotografia de Manuel Pitães”, explica a nota.
Os Correios de Portugal enquadram a emissão filatélica nas comemorações das bodas de ouro sacerdotais de D. Jorge Ortiga, que se assinalam este domingo.
A apresentação formal desta emissão será no Santuário do Sameiro, pelas 18h00.
Na Arquidiocese de Braga a primeira iniciativa das comemorações é a celebração de ordenações diaconais, também a 9 de julho, pelas 15h30, na cripta da Basílica do Sameiro; as iniciativas encerram-se uma semana depois com ordenações sacerdotais, dia 16, à mesma hora e no mesmo local.
A Agência ECCLESIA também conversou com D. Jorge Ortiga e a entrevista vai ser emitida pelas 13h30 do próximo domingo, no programa ‘70×7’, na RTP 2.
Natural de Brufe, Vila Nova de Famalicão, D. Jorge Ortiga nasceu a 05 de março de 1944 e a festa comemorativa dos 50 anos de sacerdócio tem como lema «No ouro do sacerdócio, a renovação da arquidiocese. Arcebispo de Braga em bodas de ouro sacerdotais».
O prelado foi nomeado arcebispo de Braga, aos 55 anos, em junho de 1999, mês em que também recebeu o pálio do Papa São João Paulo II, no Vaticano.
CB/OC