Braga: Arcebispo propõe ousadia e coerência no anúncio da mensagem cristã

D. Jorge Ortiga celebrou com os padres da diocese e deixou apelos à «santidade»

Braga, 28 mar 2013 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga apelou hoje à ousadia e fidelidade dos padres no anúncio da mensagem cristã num momento em que não se pode “pressupor a fé” mesmo num contexto “repleto de religiosidade”.

“O Evangelho não está no coração das pessoas, da cultura e da sociedade. Mas, se só vivemos para o anúncio, ele é mero discurso pouco apetecível; sem o exemplo da fidelidade e coerência é simples tarefa, nem sempre bem desempenhada”, declarou, na homilia da missa crismal que reuniu o clero bracarense na Sé local.

D. Jorge Ortiga aludiu a um “o novo paradigma social europeu” que tem vindo a “reduzir a visibilidade sociológica da figura do sacerdote”, com a conivência da comunicação social.

“A perda deste estatuto social, outrora conquistado, exige-nos uma revolução coperniciana: passar da visibilidade social à proximidade pessoal”, apelou aos padres presentes.

O arcebispo destacou na sua homilia o tema da “santidade”, que apresentou como a “oitava maravilha” da vida dos padres e uma “autêntica arte de viver”.

Segundo este responsável, é necessário ser um “exemplo para a contemporaneidade, que já não acredita em palavras mas quer ver um Cristo vivo e operante na história quotidiana”.

O prelado admitiu que “não é fácil ser sacerdote nos dias de hoje” diante de “exigências, falhas ou incompreensões pastorais”.

“Será pertinente repensar a vida da oração pessoal, a vivência serena e sagrada da eucaristia, a necessidade de um retiro anual, saborear o perdão de Deus no sacramento da reconciliação”, observou D. Jorge Ortiga.

A Arquidiocese de Braga transmite online as celebrações do Tríduo Pascal na sé local, através da sua página na internet, www.diocese-braga.pt.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top