D. José Cordeiro apresentou destacou importância da esperança, no caminho para a Páscoa

Braga, 07 abr 2025 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga presidiu este domingo à peregrinação penitencial com o andor do Bom Jesus do Monte, perante centenas de peregrinos.
“Aqui a pastoral do turismo é tocada pela cultura da esperança, qual presente do futuro. Aqui, os trilhos da conversão ao Evangelho e a oração e vida espiritual ganham dimensão no caminho de Páscoa que juntos gostaríamos de continuar a percorrer juntos”, referiu D. José Cordeiro, na homilia da celebração, publicada pela página da arquidiocese minhota na internet.
A peregrinação teve início na Igreja de Santa Cruz, subindo até ao Bom Jesus do Monte.
“No magnífico escadório do Bom Jesus do Monte onde se sobe até à cruz, simbolizando o caminho espiritual, somos acompanhados pelo elemento vital da água com todos os sentidos e virtudes até à Basílica, qual coração pascal”, indicou D. José Cordeiro. O arcebispo primaz apresentou o santuário do Bom Jesus do Monte ou “Senhor do Monte” como “um lugar de esperança integral e uma comunidade aberta”.
“O santuário do Bom Jesus do Monte não se reduz a um lugar fantástico – património da humanidade, de turismo internacional, de multicultura e de ecologia global. Este lugar alto beneficia de muitas virtualidades para o sentido autêntico da peregrinação da esperança e da espiritualidade integral para uma cultura de acolhimento, escuta e acompanhamento”, apontou.
OC