Braga: Arcebispo pede união entre crentes e não crentes para «celebrar o humano»

D. Jorge Ortiga presidiu à celebração da Imaculada Conceição no Santuário do Sameiro

Braga, 08 dez 2012 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga apelou hoje ao encontro entre Igreja e sociedade para encontrar “novas formas de celebrar o humano”, evocando a recente realização do ‘Átrio dos Gentios’, projeto do Vaticano para o diálogo entre crentes e não crentes

“Ouvir e dar a interpretação é um caminho novo que suscita o encontro com Cristo na arte, na música, no desporto, na economia, na literatura”, disse D. Jorge Ortiga na homilia da celebração da Imaculada Conceição, que decorreu no Santuário do Sameiro.

O prelado, anfitirão da sessão do Átrio dos Gentios que decorreu em Braga e Guimarães entre 16 e 17 de novembro, disse que a Igreja Católica não pode “ignorar o diferente” e tem de “fazer com que a fé suscite novas maneiras de ver a vida em todas estas dimensões”.

“Como desejo pessoal, gostaria de colocar nas mãos de Maria a atenção à vida toda e à vida de todos. Deveria ser uma verdadeira opção pastoral de todas as comunidades e de todos os operadores pastorais”, referiu.

Segundo D. Jorge Ortiga, este é um “legado” do Átrio dos Gentios: “Não devemos ser somente nós, os crentes, a interessar-nos pela vida, mas podemos ser referência para que outros se empenhem”, indicou, na homilia publicada pelo site da arquidiocese minhota.

“Neste intercâmbio de interesse por tudo o que é humano, a fé deve oferecer a sua visão peculiar e oriunda da dimensão transcendental”, acrescentou.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR