Iniciativa teve lugar no Centro de Acolhimento Temporário da Cruz Vermelha de Braga e contou com cerca de 100 participantes
Braga, 27 dez 2023 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga participou, a 24 de dezembro, no tradicional almoço de Natal das pessoas em situação de sem-abrigo da cidade, realizado no Centro de Acolhimento Temporário da Cruz Vermelha de Braga, agradecendo à instituição pelo trabalho de “carícia de Deus”, proximidade e humanidade que desenvolve neste âmbito.
A iniciativa contou com a presença de cerca de uma centena de pessoas em situação de sem-abrigo, bem como das autoridades civis e religiosas da cidade, que segundo a arquidiocese, deixaram mensagens de esperança para todos os presentes.
D. José Cordeiro lembrou que o Natal é “Deus feito em carne, carne é fragilidade” e que se fez carne para “valorizar a humanidade”, tendo ainda assegurado que as pessoas em condição de sem-abrigo “não estão esquecidas por Deus e que é bom que haja alguém que os ajude a reencontrar o seu caminho de felicidade”.
O presidente da Cruz Vermelha de Braga, Armando Osório, afirmou que o acompanhamento às pessoas em condição de sem-abrigo é uma preocupação diária da instituição que dirige, reconhecendo que a presença de entidades no almoço é uma forma de mostrar que destinatários da iniciativa não estão sós.
Por sua vez, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, saudou o facto de que, nos últimos anos, 20 pessoas saíram da situação de sem-abrigo e desejou que outros tenham a mesma sorte, tendo ainda prometido ajudar na criação de condições para que voltem a ter uma vida ausente de dificuldades.
De acordo com a Arquidiocese de Braga, o almoço de Natal foi animado com música natalícia e fado, em que estiveram também presentes também João Ferreira, diretor distrital da Segurança Social de Braga, Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de S. Vítor, Miguel Pires, presidente da União das Freguesias de S. Lázaro e São João do Souto; Carla Sepúlveda, vereadora da Educação e Ação Social da Câmara de Braga, entre outras personalidades.
O arcebispo de Braga presidiu depois à celebração da Missa da Noite de Natal, na Sé, às 00h00, e à Eucaristia do Dia de Natal.
LJ/OC