Braga: Arcebispo ordena novos diáconos em dia de 50.º aniversário de ordenação sacerdotal

D. Jorge Ortiga falou em sinal de esperança para a Igreja local

Braga, 10 jul 2017 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, presidiu este domingo à ordenação de seis diáconos da diocese minhota, numa cerimónia que marcou o seu 50.º aniversário de ordenação sacerdotal.

Segundo o responsável, os novos diáconos “são um exemplo de entrega e um sinal de esperança”.

“São também um testemunho da alegria que o serviço faz brotar em nós”, disse D. Jorge Ortiga na homilia da celebração, numa intervenção divulgada hoje pelo jornal diocesano, ‘Diário do Minho’.

A celebração, que decorreu no Santuário do Sameiro, reuniu milhares de pessoas, perante as quais o arcebispo primaz sustentou que “a atitude de serviço nasce de uma convicção pessoal”.

“Nunca se vive para os outros sem a opção por Deus”, acrescentou.

O dia tinha começado com uma homenagem na terra natal de D. Jorge Ortiga, a paróquia de S. Martinho de Brufe, arciprestado de Vila Nova de Famalicão, onde foi inaugurado um memorial aos sacerdotes desta comunidade que foram ordenados sacerdotes.

Também por ocasião do 50.º aniversário de ordenação sacerdotal do arcebispo primaz, os CTT — Correios de Portugal apresentaram este domingo, no Salão Nobre da Confraria do Sameiro, uma emissão filatélica de homenagem aos arcebispos de Braga.

Os selos representam retratos de São Martinho de Dume, São Frutuoso, São Geraldo, D. Frei Bartolomeu dos Mártires, D. Rodrigo de Moura Teles e o próprio D. Jorge Ortiga.

OC

Partilhar:
Scroll to Top