D. Jorge Ortiga fala em «caminho de enorme responsabilidade»
Braga, 08 out 2018 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga iniciou este domingo o novo ano pastoral, com um convite de D. Jorge Ortiga para levar uma mensagem de esperança para a sociedade.
“Completámos um quinquénio dedicado à identidade cristã e agora habitamos o coração de um triénio pastoral que nos fará tocar a esperança. É um caminho de enorme responsabilidade que ganha forma através do silêncio, obras, persistência e confiança”, escreveu o arcebispo de Braga, na mensagem para a abertura do Ano Pastoral.
“Queremos ‘ser esperança’ e tecer comunidades acolhedoras e missionárias”, acrescentou.
Para D. Jorge Ortiga, o início de um novo ano pastoral nas várias paróquias é “um sinal concreto de unidade”, bem como um “estímulo a que a temática da missão abrace todas as iniciativas das comunidades, departamentos e movimentos”.
“Acolher e concretizar a nível local um programa diocesano não belisca em nada a identidade pastoral de cada paróquia e movimento. Antes pelo contrário. É necessária uma diversidade de iniciativas que traduza a riqueza e a criatividade da inspiração divina”, precisou.
D. Jorge Ortiga foi a Louredo da Ribeira, uma freguesia de Vieira do Minho, com pouco mais de 300 habitantes, para assinalar a abertura do Ano Pastoral, convidando os católicos a colocar em prática o novo programa.
OC