Braga: Arcebispo escreve saudação para a Capital Europeia da Juventude

D. Jorge Ortiga deixa palavras de esperança, salientando que a Igreja acredita nos mais novos e «entende» as suas «angústias»

Braga, 04 fev 2012 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga escreveu uma saudação, em várias línguas, para os participantes na Capital Europeia da Juventude 2012, nesta cidade, deixando palavras de esperança “tempo controverso para as gerações mais jovens”.

O documento, publicado na página da diocese minhota na Internet em português, inglês e espanhol, foi divulgado hoje durante o o Fórum Arquidiocesano da Juventude, a decorrer no Auditório Vita até domingo.

D. Jorge Ortiga lamenta que o clima de instabilidade que se vive atualmente esteja a fazer com que “muitos jovens não projetem o seu futuro”.

“Sem um horizonte de esperança, alguns jovens concentram-se na busca de sensações e emoções passageiras, o que eclipsa o sentido mais profundo da vida e vos torna mais pobres. Vós não sois o problema”, sublinhou o prelado.

Para D. Jorge Ortiga, um dos grandes problemas de hoje, para além da “apreensão e o desencanto” motivados pela atual conjuntura socioeconómica, está na “cultura moderna”, que “difundida pelos media e fruto da revolução tecnológica, invade, sem pedir licença, a interioridade de cada um”.

“A crescente urbanização acentua esta tendência. A subjetividade apresenta-se agora como um valor”, apontou o prelado, acentuando que a Igreja “entende” as “angustias” dos jovens e “deposita” neles a “esperança do futuro”.

A Igreja bracarense aposta na Capital Europeia da Juventude como forma de dar maior confiança aos jovens, porque acredita que eles podem ser portadores da “paz, esperança e solidariedade em que se alicerça a humanidade”.

O arcebispo mostrou-se convicto de que “a diversidade de experiências” que vão estar à disposição dos jovens permitirão aos mais novos afirmarem-se como “verdadeiros mensageiros dos valores que ancoram a sociedade em valores perenes”.

A escolha de Braga para ‘Capital Europeia’ partiu do Fórum Europeu da Juventude, organismo que desde 2009 atribui o título para dar a conhecer exemplos de regiões que se destacam pelo seu contributo na integração dos mais novos e no desenvolvimento de projetos empreendedores nesta área social.

JCP/OC

Partilhar:
Scroll to Top