D. Jorge Ortiga apresentou Cristo como modelo a seguir, durante Via-Sacra Jovem
Braga, 02 abr 2012 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga diz que o segredo para a recuperação de uma juventude apelidada como “geração à rasca” reside sobretudo na capacidade de seguir o exemplo de Cristo, que “não desistiu” perante as dificuldades.
Este sábado, durante uma Via-Sacra Jovem inserida no tempo pascal e enquadrada na iniciativa “Braga – Capital Europeia da Juventude”, D. Jorge Ortiga desafiou os mais novos a mudarem o “rótulo” que lhes foi atribuído pela sociedade, confiando em alguém que cumpriu a sua “missão”, mesmo perante a perspetiva de “morte na cruz”.
“Embora tudo aponte para um futuro sombrio, investi a vossa esperança em Deus”, sublinhou o também presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social, numa intervenção enviada hoje à Agência ECCLESIA.
D. Jorge Ortiga mostrou-se confiante de que o “sim” a Cristo e “à Igreja” conduzirá os jovens a um caminho de maior “dinamismo” familiar, social e missionário.
O mesmo responsável sublinhou ainda que os jovens, apoiados na força do Evangelho, poderão formar uma nova “geração da Palavra”, capaz de avançar mesmo perante o “desânimo” instalado e de quebrar o “silêncio da injustiça”.
No entanto, ressalva o arcebispo de Braga, esta mudança só será possível se contar com o contributo dos pais, que devem proteger os filhos de tendências como o “consumismo desenfreado” e o “hedonismo”, começando por lhes ensinar o valor do “não”.
A Via-Sacra Jovem, encenada na Praça do Município, na véspera do domingo de Ramos, Dia Mundial da Juventude, substituiu a tradicional caminhada evocativa do calvário de Cristo e foi preenchida com diversos momentos de luz, som e espetáculo.
A iniciativa foi organizada pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Junta de Núcleo de Braga, com o apoio do Secretariado Arquidiocesano da Pastoral Juvenil e da iniciativa Braga Capital Europeia da Juventude.
JCP