Braga: Arcebispo agradece «inteligência e sensibilidade humana» de D. Manuel Linda

Novo bispo das Forças Armadas deixa arquidiocese minhota após quatro anos como auxiliar de D. Jorge Ortiga

Braga, 10 out 2013 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga agradeceu hoje a “inteligência e sensibilidade humana” de D. Manuel Linda, até agora bispo auxiliar da arquidiocese minhota, no momento em que o prelado assume novas funções, como ordinário castrense de Portugal.

“Deu-nos muito com a sua inteligência e sensibilidade humana e, particularmente, pelo amor oferecido a este povo crente da arquidiocese a quem amou desinteressadamente. Sei que a aventura dum trabalho em permanente unidade marcou o nosso agir eclesial”, refere D. Jorge Ortiga, numa mensagem publicada no site da diocese.

O Papa Francisco nomeou hoje D. Manuel Linda, de 57 anos, como bispo das Forças Armadas e de Segurança, sucedendo a D. Januário Torgal Ferreira, que resignou por limite de idade.

O novo ordinário castrense era bispo auxiliar da Diocese de Braga desde junho de 2009, tendo sido ordenado em setembro do mesmo ano, na Catedral de Vila Real, e vai passar a residir em Lisboa.

D. Jorge Ortiga agradece os anos que o prelado passou em Braga e pede às comunidades católicas que “aceitem esta alteração inesperada, aproveitando esta circunstância para crescer como comunidades crentes”.

“Pelos laços de amizade e responsabilidade que fomos construindo, como povo de Deus, em reciprocidade, asseguro que continuaremos unidos na oração para que sejamos sempre, na diversidade dos serviços pastorais, a mesma Igreja, enquanto sinal de esperança e comunhão entre todos”, escreve o arcebispo de Braga.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR