Braga, 04 dez 2017 (Ecclesia) – A apresentação pública dos trabalhos de conservação e restauro de espólio azulejar da Sé de Braga, realizados na Capela de São Geraldo e na Capela Baptismal, está marcada para hoje, dia 4 dezembro, às 18h30, véspera do Dia de S. Geraldo.
Na sessão será dado a conhecer “com mais pormenor o estado em que se encontravam os painéis, bem como algumas das técnicas de restauro utilizadas e alguns esclarecimentos sobre a intervenção nesta área patrimonial”, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.
Constituindo uma das mais importantes manifestações artísticas do património barroco da Sé de Braga, estes painéis de azulejo, datados de 1712 e atribuídos a António de Oliveira Bernardes, documentam a vida de São Geraldo, arcebispo de Braga, na passagem do século XI para o século XII.
Esta atividade está inserida na operação «Rota das Catedrais a Norte», cofinanciado pelo Programa Operacional Norte 2020 e Fundo de Desenvolvimento Regional, e resulta de uma iniciativa conjunta do Cabido da Sé de Braga e da Direção Regional de Cultura do Norte.
LFS