Braga acolheu 9000 escuteiros na abertura do ano

A Abertura Regional do Ano Escutista decorreu em Braga, no passado dia 4 de Outubro de 2009. O núcleo de Braga anfitrião comemorou os 50 anos da sua fundação.

Segundo um comunicado enviado à Agência ECCLESIA “inscreveram-se quase 9000 escuteiros dos 9 núcleos da região”.

Na praça do município, os escuteiros concentraram-se para a cerimónia de abertura, “o hastear das bandeiras e o hino do CNE”. D. António Couto, bispo auxiliar de Braga presidiu à celebração eucarística, na presença do Cónego Macedo, assistente de núcleo de Braga, o Frei Perdigão, da Ordem Franciscana e o Pe. José Carlos, Assistente regional de Braga.

“A Eucaristia foi pautada por uma encenação sobre a vida de S. Nuno e várias dinâmicas, incluindo a largada de balões para levar as preces dos escuteiros ao céu”, exprime o comunicado.

Os escuteiros, desafiados pelo Fundo Sol & Dário a trazerem uma prenda para angolanos, responderam com a oferta de “milhares de brinquedos, roupa e material escolar”.

A seguir à Eucaristia, os escuteiros juntaram-se em grupos e ocuparam 54 praças da cidade de Braga. “A cidade transformou-se num alegre campo escutista”, através da dinamização de jogos, gritos e aplausos “partilhando a boa disposição e alegria, uns com os outros e com a cidade”.

O dia apresentou aos escuteiros o tema anula «Agir com São Nuno». “No ano passado, quisemos construir com S. Paulo, construirmo-nos a nós mesmos. Agora que somos Palavra, querermos agir”, deu conta Ivo Faria, chefe regional de Braga.

A festa de encerramento foi marcada com uma peça de teatro subordinada ao tema do Nuno Álvares Pereira, S. Nuno da Santa Maria. A peça pretendeu motivar os escuteiros a participar no Acampamento Regional, que decorrerá em Agosto de 2010, em S. Pedro de Rates.

Partilhar:
Scroll to Top