Braga: Ação Católica Rural reune em jornada nacional de reflexão e festa

A definição da estratégia para os próximos três anos e a eleição da nova equipa nacional vão ser pontos em destaque

Braga, 11 jul 2013 (Ecclesia) – Mais de duas mil pessoas ligadas à Ação Católica Rural (ACR) participam hoje e amanhã em Braga numa jornada nacional de reflexão e festa, respetivamente na localidade de Vila Verde e no Santuário do Sameiro.

Segundo um comunicado da ACR de Braga, publicado através da internet, o primeiro dia vai ser dedicado à realização de uma Assembleia Nacional de Delegados, que terá como pontos altos “a avaliação pastoral do triénio 2010-2013”, a definição do programa para o triénio seguinte” e “a eleição da nova Equipa Nacional”.

A iniciativa, que será acolhida pela Escola Profissional Amar Terra Verde, em Vila Verde, contará “com a presença de duzentos representantes dos grupos de base do movimento implementados em dezasseis dioceses do continente, Madeira e Açores”.

“O número elevado de participantes nesta reunião magna”, salientam os anfitriões da iniciativa, “é um sinal de esperança e de vitalidade” para a ACR.

No domingo, vão ter lugar as jornadas nacionais do movimento católico, “um momento celebrativo por excelência” que deverá atrair ao Santuário do Sameiro mais de duas mil pessoas da “Família ACR”, vindas dos mais diversos pontos do país.

A partir das 11h00, o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, vai presidir a uma eucaristia na cripta do Sameiro – uma celebração onde os delegados presentes na assembleia de sábado vão ter a oportunidade de proclamar solenemente os compromissos que assumiram.

O encontro nacional do movimento vai ficar marcado por iniciativas ligadas à comemoração dos 50 anos do Concílio Vaticano II e também da Revista “Mundo Rural”.

No meio de um programa dirigido também às “crianças, adolescentes e jovens, com ateliers, atividades lúdicas, exposições e fóruns na Internet”, será “escrito à mão um livro com passagens significativas de alguns documentos” conciliares.

Quanto à Revista “Mundo Rural”, a ACR de Braga destaca o “papel fundamental” que a publicação assumiu “ininterruptamente desde 1963 na evangelização, formação e informação dos militantes e simpatizantes” do movimento, a nível nacional.

“Outro momento significativo das jornadas”, acrescentam aqueles responsáveis, “serão as apresentações diocesanas tendo como pano de fundo o Ano da Fé”.

“Cada diocese apresentará, de forma criativa, um artigo do Credo, expressando a riqueza da fé cristã professada, celebrada, vivida e rezada no Movimento”, pode ler-se no comunicado de lançamento do evento.

Ação Católica Rural é uma “associação livre de leigos, homens e mulheres, jovens e adultos, que, em comunhão com a Igreja, promove, com um método peculiar, o da revisão de vida, o crescimento de toda a comunidade humana e a animação evangélica de todos os ambientes, particularmente das pessoas e meios que são menos favorecidos”.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top