Braga: 3ª Semana Bíblica de Barcelos defende «uma Igreja voltada para o povo»

Bispo de Viana do Castelo abriu ciclo de conferências exortando os fiéis a levaram a esperança de Cristo àqueles que têm «horizontes curtos»

Barcelos, Braga 14 mar 2012 (Ecclesia) – Encorajar a missão cristã no meio da sociedade em crise é o grande objetivo da 3ª Semana Bíblica que está a ser promovida pela Paróquia de Barcelos, em Braga, até ao próximo domingo.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o pároco Abílio Cardoso explica que o tema da iniciativa, “Palavra e Rua – Encontro ou/e Confronto?” pretende favorecer “uma Igreja voltada para o povo”, aproveitando as “marcas cristãs” que estão presentes na cidade e que ainda hoje são “a face visível de um modo de ser e de estar na vida”.

Para o sacerdote, no momento atual que o país atravessa “todos, mas com maior razão os cristãos, são chamados não a um olhar condenatório ou fiscal para descobrir causas do mal, mas a uma atitude de compromisso para fazer crescer o bem”.

Uma ideia reforçada pelo bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, durante a conferência inaugural do certame, esta segunda-feira, no auditório da Câmara Municipal de Barcelos.

Com base na Primeira Carta de São Pedro, que exorta os fiéis à “santidade” e ao “amor fraterno”, o prelado convidou os participantes a “levarem a Esperança para a rua”, junto daqueles que “não conhecem senão as esperanças pequenas, de horizontes curtos que, uma vez alcançadas, deixam a sensação de vazio”.

“Se esta (a morte) se torna um fim, então não há lugar para a esperança”, salientou D. Anacleto Oliveira.

Numa intervenção denominada “Para a rua com a esperança”, o bispo vianense pediu ainda aos cristãos um “testemunho de vida” que seja capaz de “atrair e criar nos outros o desejo de algo diferente”.

Para esta noite, a partir das 21h30, está reservada uma conferência de D. António Couto, bispo de Lamego, que irá refletir sobre os “cegos que fazem ver a Rua”.

O programa da 3ª Semana Bíblica prevê ainda a participação do frei Bento Domingues e das irmãs Carmelitas do Bom Jesus.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top