Bolívia: Igreja e Governo assinaram acordo de cooperação

Convénio reconhece contribuição eclesial na educação, saúde e serviço social

A Igreja Católica da Bolívia e o Governo do país assinaram um acordo de cooperação, no qual o Estado reconhece a qualidade e o alcance da acção social prestada pelos movimentos e organismos eclesiais.

Para o presidente da Conferência Episcopal da Bolívia, Cardeal Julio Terrazas, o convénio prova e diz “uma vez mais ao nosso país (…) que estamos ao serviço, que queremos que a nossa mensagem não seja teórica”, mas que se concretize em “compromissos reais”, que “forjam também a nova humanidade que o Senhor deseja”.

O entendimento agora alcançado assegura à Igreja o direito de administração sobre as suas obras e aceita a importância da dimensão religiosa na formação integral da pessoa.

Os termos do acordo reflectem as bases da Doutrina Social da Igreja (DSI) e os princípios de inclusão e desenvolvimento sustentável estabelecidos pela nova Constituição da Bolívia.

O documento, assinado pelo presidente da Conferência Episcopal e pelo chanceler da República, David Choquehuanca, prevê que a Igreja mantenha e melhore a sua atenção aos sectores mais deprimidos da sociedade, apoie políticas sociais no âmbito da DSI e informe periodicamente o Governo sobre a cobertura dos cuidados prestados.

A cerimónia, que decorreu a 20 de Agosto na Universidade Católica de Santa Cruz de la Sierra, começou com as palavras de boas-vindas do secretário-geral da Conferência Episcopal e bispo de El Alto, D. Jesús Juárez. Durante a alocução, o prelado referiu que o acordo é um sinal positivo para o país, na medida em que institui formalmente a colaboração mútua que deve existir entre o Estado e a Igreja.

Por seu lado, o cardeal Terrazas agradeceu o estabelecimento do acordo, em nome da Igreja e, em especial, de todos os que são beneficiados na educação, saúde, habitação e noutros domínios. Todas estas vertentes – disse – representam “compromissos que promovem o bem-estar integral”, levando a população “a não conformar-se unicamente com coisas materiais, mas a procurar uma relação com os valores do Senhor”.

Com Agência Zenit

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top