Bolívia: Bispos apelam ao fim da violência após assassinato de vice-ministro

Conferência Episcopal mostra «indignação»

Cochabamba, Bolívia, 26 ago 2016 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Boliviana (CEB) condenou hoje o assassinato do vice-ministro do Interior, Rodolfo Illanes, e de dois mineiros em protesto, apelando ao fim da violência no país.

“Voltamos a levantar a nossa voz de dor, indignação e denúncia pela espiral de violência que envolve o nosso país neste momento e que já custou a vida de, pelo menos, três irmãos”, refere a CEB, em nota divulgada através da sua página na internet.

A tomada de posição aborda, pelo segundo dia consecutivo, as mortes que aconteceram durante protestos de mineiros contra uma nova lei para o sector, com bloqueios de estradas, e confrontos com a polícia.

O cadáver do vice-ministro boliviano espancado até à morte por mineiros que o tinham sequestrado foi resgatado hoje do planalto onde foi morto e transportado para La Paz, informaram fontes oficiais.

“A morte de qualquer ser humano é um grito que brada ao céu, mais ainda quando essa morte não é inevitável”, denuncia a CEB.

Os bispos católicos já tinham lançado um apelo à paz na quinta-feira, 24 horas depois de dois manifestantes terem sido mortos, atingidos a tiro pela polícia.

“Parem, em nome de Deus!”, pede o comunicado, que se conclui com apelos a um diálogo “responsável” entre todas as partes.

OC

Partilhar:
Scroll to Top