Bodas de Ouro sacerdotais de Frei Mário da Silva

A Fraternidade de Nª Sª dos Anjos, Porto, celebra as Bodas de Ouro sacerdotais de Frei Mário Silva (OFM), reitor do Santuário (Capela) de Nossa Senhora dos Anjos, no próximo dia 17 deste mês.

Dados biográficos
Frei Mário Silva, filho de José Pereira da Silva e de Emília de Jesus, é natural da freguesia de Caranguejeira, concelho e distrito de Leiria, diocese de Leiria-Fátima. Nasceu a 15 de Fevereiro de 1937. Feita a escola primária, continuou os estudos no Seminário Franciscano de Montariol (Braga), onde entrou em 1947. A 14 de Agosto de 1952 entrou no Noviciado dos Franciscanos, no Convento de Varatojo (Torres Vedras). A 15 de Agosto de 1953 fez os votos temporários. A 17 de Fevereiro de 1958 fez a profissão solene. Terminado o curso de Teologia, foi ordenado sacerdote a 17 de Julho de 1960.

Para além dos estudos feitos em Portugal, Frei Mário Silva fez a licenciatura em Teologia no Pontifício Ateneu Antonianum, (Roma), em 1961. Em Julho de 1961, em Lyon (França) fez o curso de música «Método Ward» (ensino de música para crianças). De 1961 a 1965 frequentou o Instituto Católico de Paris, nas áreas da Liturgia e da Música. Ali, no Instituto Gregoriano, entre outras coisas, fez a especialidade de gregoriano, estudou harmonia e composição, fez curso de direcção coral (com Philippe Caillard). Já em Portugal, com bolsa da Fundação Gulbenkian, no Instituto Gregoriano de Lisboa fez os cursos de órgão e composição (com o Professor Sibertin-Blanc), de contraponto e fuga (com o Maestro Frederico de Freitas).

Servindo a Ordem Franciscana e a Igreja, Frei Mário Silva, além de professor de Liturgia no curso de Teologia do Seminário da Luz e no Instituto Superior de Estudos Teológicos (Lisboa), foi Reitor do Seminário da Luz (12 anos) e Director do Externato da Luz (3 anos). Fez parte do Conselho Provincial por várias vezes, foi Vigário Provincial e exerceu o cargo de Ministro Provincial dos Franciscanos durante 13 anos. Em 1978 foi nomeado Superior do Convento de Nossa Senhora dos Anjos (Porto), onde ainda permanece, agora como Reitor do Santuário de Nª. Senhora dos Anjos.

Por nomeação da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada desempenhou o cargo de Assistente Religioso da Federação das Clarissas de Portugal durante 12 anos. Tem prestado assistência espiritual a vários Institutos Religiosos, da Família Franciscana e outros, tem dedicado boa parte da sua vida sacerdotal a actividades de ordem espiritual (retiros, etc.), valorizando a música como serva da Palavra, da Liturgia e da Oração. É também assistente espiritual das «Equipas de Nossa Senhora».

Em 1967 preparou e publicou o livro “Rezar com a Igreja”, com o qual se iniciou a celebração da Liturgia das Horas em português, começou também a escrever e a editar música, especialmente orientada para a liturgia e para a oração. Na colecção «Louvai o Senhor» editou 21 cadernos e gravou doze discos.

Por escolha dos fundadores, preside à Direcção do Centro de Estudos Franciscanos.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top