A Conferência Episcopal da Índia enviou uma proposta ao Governo Federal onde sugere que o dia 19 de Outubro, em que será beatificada Madre Teresa de Calcutá, seja considerado como “festa nacional”.
D. Vincent Concessão, vice-presidente da conferência, encontrou-se com o primeiro-ministro indiano e entregou-lhe uma carta com o pedido oficial de declarar “festa nacional” o 19 de Outubro. À espera da resposta do Primeiro ministro, as comunidades cristãs da Índia farão o mesmo pedido a cada um dos estados da nação , aos respectivos governantes.
Os bispos pedem também uma transmissão televisiva directa da cerimónia de beatificação, a ser transmitida na TV nacional indiana e convidam o Primeiro Ministro a enviar uma alto representante político da nação a Roma. O governo indiano, por sua parte, já anunciou que celebrará o evento instituindo um prémio nacional intitulado “Madre Teresa”, dirigido àqueles que actuam junto dos pobres, para que possa inspirar outras pessoas a dedicarem as suas vidas aos pobres.
Segundo D. Vincent Concessão, Arcebispo de Deli, a beatificação de Madre Teresa é “uma grande oportunidade para a evangelização e dará à Igreja indiana uma ocasião para lançar uma importante mensagem ao mundo inteiro.”
