Bispos ingleses apelam ao voto

Imigração, globalização, mudanças climáticas e bioética devem ser questões a avaliar na escolha do voto

Por isso, o voto deve ser também muito bem pensado. "Ao decidir em quem votar, devemos avaliar questões como imigração, globalização, mudanças climáticas e bioética, e como os políticos têm intenção de agir", frisam os bispos. Depois dos bispos húngaros, é a vez da Igreja da Inglaterra e país de Gales convocar os cidadãos para votarem nas eleições europeias que decorrem entre os dias 4 e 7 de Junho, conforme a convocação de cada país membro da União Europeia.

"Qualquer que seja a sua orientação política, você deve expressar a sua opinião, porque todo voto conta", apontam os bispos ingleses enfaticamente num comunicado divulgado pelo Episcopado.

Os bispos assinalam o distanciamento "que parece existir" entre o Parlamento Europeu e as preocupações quotidianas "num momento de crise. Mas indicam, "segundo os ensinamentos do Evangelho, somos responsáveis pelo bem comum".

O texto recorda ainda que actualmente "mais do que nunca" as decisões tomadas em Bruxelas "têm incidência em nível nacional e afectam directamente todos os cidadãos europeus".

Por isso, o voto deve ser também muito bem pensado. "Ao decidir em quem votar, devemos avaliar questões como imigração, globalização, mudanças climáticas e bioética, e como os políticos têm intenção de agir", frisam os bispos.

O Episcopado inglês apela ainda aos eleitores, para que impeçam a entrada de partidos extremistas no Parlamento Europeu, e dêem prioridade ao bem comum, especialmente dos pobres.

Recorde-se que as eleições em Portugal para o Parlamento Europeu estão agendadas para o dia 7 de Junho.

Redacção/Rádio Vaticano

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top