Bispos europeus e africanos preparam um Simpósio conjunto

Em cima da mesa estarão algumas das questões fundamentais para a Igreja dos dois continentes: pobreza, Sida, relações com o Islão, solidariedade económica, família e migrações

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e o Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagascar (SECAM) iniciaram os trabalhos para a preparação de um simpósio entre bispos europeus e africanos, que Roma acolherá de 10 a 13 de Novembro.

De acordo com uma nota difundida pelo CCEE, participarão no Simpósio 50 bispos de países africanos e 50 de países europeus – nomeados pelas Conferências Episcopais -, delegados de organismos de solidariedade, representantes de Dicastérios vaticanos e delegados dos organismos eclesiais continentais de Ásia, América Latina e América do Norte. Em cima da mesa estarão algumas das questões fundamentais para a Igreja dos dois continentes, em especial na África: pobreza, Sida, relações com o Islão, solidariedade económica, família e migrações.

“É a primeira vez que um número tão representativo de bispos dos dois continentes se encontra para interrogar-se sobre a responsabilidade comum para a Igreja e para os próprios povos”, observa o CCEE. O encontro sucederá ao Colóquio “A África e a União Europeia: Parceiros na solidariedade.

Contribuição da Igreja”, que decorreu em Lisboa, de 27 a 28 de Fevereiro de 2003. Uma Comissão de trabalho já está a delinear o programa do simpósio. Também se enviou às Conferências Episcopais em Europa e África um questionário para contar com um quadro amplo dos organismos e as experiências de colaboração já existentes entre os dois continentes.

Partilhar:
Scroll to Top