Bispos esperam «presença massiva» nas celebrações do Papa

Presidente da Conferência Episcopal satisfeito com a tolerância de ponto a ser concedida pelo Governo

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Jorge Ortiga, considera que as tolerâncias de ponto a serem concedidas pelo Governo, pela visita do Papa, respondem a “uma aspiração do povo português”.

“As pessoas serão livres de participar ou não”, sublinhou, em referência às críticas que têm surgido a esta decisão do executivo.

Na final da assembleia plenária da CEP, D. Jorge Ortiga mostrou-se convencido de que “estas diversas manifestações terão uma presença massiva de cristãos” e não só.

O comunicado final desta reunião, que decorreu em Fátima, fala da “grande alegria” dos Bispos portugueses por causa da vinda de Bento XVI.

“Estamos certos de que as celebrações e encontros, por ele presididos, nos vão revigorar a fé, reacender a esperança e comprometer na prática da justiça e da caridade, sobretudo para com aqueles que passam maiores dificuldades”, pode ler-se.

A CEP recorda o 83.º aniversário do Papa, a 16 de Abril, e o quinto aniversário da sua eleição, no próximo dia 19.

“Saudamos jubilosamente o Papa Bento XVI e manifestamos o nosso cordial afecto, em profunda unidade e comunhão. Convidamos todos os fiéis a tê-lo especialmente presente na oração, no particular dia da sua eleição como Pastor da Igreja universal”, concluem.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top