Bispos em peregrinação ecológica

Iniciativa do Conselho das Conferências Episcopais Europeias pretende alertar para crise moral e do ambiente

De 1 a 5 de Setembro, bispos e delegados de todas as conferências episcopais da Europa vão realizar uma “peregrinação verde” ao coração do continente, atravessando Hungria, Eslováquia e Áustria.

A iniciativa está a ser promovida pelo Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE). O padre Duarte da Cunha, secretário-geral da organização, considera em comunicado enviado à Agência ECCLESIA que “esta é a melhor forma de se conseguir atingir os objectivos da Igreja”.

Objectivos que passam por responder “à crise ecológica e moral” que o mundo atravessa hoje em dia, caracterizado pelo “uso irracional e irresponsável dos dons da Criação”.

O sacerdote português recorda, a este respeito, as palavras de Bento XVI, quando declarou que “para se ter uma preocupação efectiva acerca da ecologia do planeta, não se pode excluir matérias como a ecologia humana, a conversão espiritual e a mudança de estilos de vida”.

Para além de debater “aspectos científicos, políticos e éticos”, acrescenta o padre Duarte da Cunha, é importante ligar a ecologia “à parte espiritual, teológica e antropológica, que são desprovidas de objectivos políticos e económicos”.

A “peregrinação verde” parte de Esztergom, na Hungria, no dia 1 de Setembro, começando por passar pela Eslováquia. O rio Danúbio, o maior da Europa, vai levar os peregrinos até Bratislava, “uma oportunidade para reflectir acerca dos temas da água e da energia”, refere um comunicado da CCEE. No dia 2, por terras eslovacas, o grupo visita ainda a Central de Biodiesel de Komarom.

No dia 3, os peregrinos participam numa mesa redonda acerca da formação existente na área da protecção ambiental, onde estarão presentes o presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, cardeal Peter Turkson, e o ministro eslovaco para as Obras Públicas, Ján Figel.

O ponto seguinte é São Polten, na Áustria, uma ligação que será feita de autocarro. O programa prevê uma celebração ecuménica na catedral da cidade, contando com a presença dos organismos religiosos locais e diversos corpos ecuménicos, a nível internacional.

De São Polten, o grupo parte no dia 4, de comboio, para Bürgeralpe, ainda em território austríaco. Os últimos quilómetros da “peregrinação verde” vão ser feitos a pé, entre aquela localidade e Mariazell.

A iniciativa irá terminar no dia 5, com uma missa presidida pelo cardeal Christoph Schönborn, arcebispo de Viena e presidente da Conferência Episcopal Austríaca.

Partilhar:
Scroll to Top