Bispos do Brasil adoptam medidas para prevenir Gripe A

A morte de 368 pessoas leva à proibição de água benta nas igrejas e comunhão na boca

A Igreja Católica no Brasil decidiu modificar alguns rituais nas igrejas e na celebração da Eucaristia. O objectivo é evitar o contágio da Gripe A que, segundo o último balanço oficial do Ministério da Saúde, já matou 368 pessoas no Brasil.

As directivas são especialmente dirigidas para os estados da zona do Nordeste-2 – Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros – CNBB divulgou uma nota proibindo o uso de água benta nas entradas das igrejas e orientando para que a comunhão não seja dada na boca.  

A nota recomenda também, que o abraço e as orações de mãos dadas sejam evitados durante a eucaristia.

“Todas as medidas devem ser tomadas enquanto o risco de contaminação da doença continuar”, pede o texto. Os bispos recordam aos celebrantes a necessidade de lavar bem as mãos antes da celebração e da comunhão, sempre com álcool.

A nota foi elaborada em colaboração com os Estados da região e com o Ministério da Saúde brasileiro. A CNBB pede ainda, que os fiéis com sintomas da doença não participem nas eucaristias ou em reuniões e que os pais tenham o mesmo cuidado, impedindo as crianças doentes ou com sintomas, de “participarem na catequese”.

D. Antônio Muniz Fernandes, Arcebispo de Maceió, afirma que a omissão de alguns rituais não diminui a importância da celebração eucarística.

“Os cuidados pretendem apenas assegurar a diminuição do risco de contaminação da doença”, através da adopção de medidas que estão na linha das “recomendações do Ministério da Saúde”.

Embora a CNBB não tenha divulgado orientações nacionais, algumas dioceses no país já adoptaram procedimentos semelhantes.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top