Iniciou-se esta Segunda-feira, na capital das Filipinas a Assembleia Plenária da Federação das Conferências Episcopais da Ásia. O encontro, até dia 16, reúne 120 bispos delegados.
A Ásia é o continente mais habitado do mundo, com mais de 4 mil milhões de pessoas, e com o menor número de católicos, 120 milhões.
De Roma, o Papa enviou o Cardeal Francis Arinze, prefeito emérito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Os desafios da evangelização da região são de importância primária para o futuro da Igreja Católica.
Liberdade religiosa, problemas enfrentados pela comunidade cristã, minoritária, e questões relativas à inculturação da liturgia e sua fidelidade à tradição são os pontos centrais da agenda da Assembleia.
Em referência ao último Sínodo dos Bispos, de Outubro passado, no Vaticano, o encontro contemplará também uma palestra sobre o tema “A Palavra de Deus e a Eucaristia”, conferida pelo arcebispo de Guwahati (Índia), D. Thomas Menamparampil, a quem o Papa confiou, na passada Sexta-feira Santa, a redacção das meditações da Via Sacra, no Coliseu.