Em comunicado divulgado nesta Quarta-feira, a Conferência Episcopal Espanhola manifestou satisfação pela notícia da viagem do Papa a Santiago de Compostela e Barcelona, marcada para 6 e 7 de Novembro.
O comunicado refere que os prelados colocam-se à disposição das arquidioceses, “em tudo o que for necessário”. A nota convida “todos os fiéis e comunidades cristãs a rezar desde já pelo êxito da visita do Santo Padre e pelos seus frutos apostólicos”.
Na conferência de imprensa convocada para anunciar a viagem, o arcebispo de Barcelona, Card. Luís Martínez Sistach, convidou os católicos a prepararem-se espiritualmente para a visita de Bento XVI, por meio da oração e da solidariedade para com os mais pobres e necessitados.
O prelado pediu ainda a colaboração da Igreja local, das autoridades, instituições e meios de comunicação para “manifestar a nossa gratidão e o nosso afecto pelo Santo Padre”.
O arcebispo de Barcelona destacou a importância da igreja da Sagrada Família, Património da Humanidade. O prelado recordou que o monumento projectado por Antoni Gaudí é visitado anualmente por milhões de pessoas dos cinco continentes. Bento XVI dedicará o templo no dia 7 de Novembro.
Por seu lado, o arcebispo de Santiago de Compostela, D. Julián Barrio Barrio, anfitrião do Papa no dia 6 de Novembro, agradeceu “de coração” a Bento XVI o seu desejo de visitar a cidade como “peregrino da fé”.
Para o prelado, a estada do Papa “ajudará, sem sombra de dúvida, a animar a esperança cristã de todos, num momento em que precisamos realmente deste impulso espiritual”.
Com Rádio Vaticano