D. Adrianus Van Luyn, presidente da Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE), saudou, em nome dos bispos europeus, o resultado “claro e conclusivo” do referendo na Irlanda sobre o Tratado de Lisboa, conforme comunicado de ontem.
O resultado positivo na Irlanda aumenta a probabilidade de ver concluído o processo de ratificação do Tratado de Lisboa até ao final do ano.
Os bispos europeus expressam a sua esperança de “que o Tratado de Lisboa permita às instituições europeias trabalhar mais eficazmente, no respeito da dignidade humana e pelo bem comum”.
Assim esperam que “a UE seja dotada de novos instrumentos que lhe permitam fazer-se entender melhor e assumir a sua responsabilidade em favor da solidariedade à escala mundial”.
Ainda no comunicado é expressa a esperança de que “com o Tratado de Lisboa haja um diálogo aberto, transparente e regular entre as instituições da UE e as Igrejas, para maior acompanhamento de todos os sectores nos quais homens e mulheres têm necessidade de justiça e solidariedade”.