Bispo enaltece apoio «espiritual» dos religiosos

D. António Vitalino lembra imóveis da Igreja que se tornaram edifícios públicos

Beja, 28 jan 2013 (Ecclesia) – O bispo de Beja, D. António Vitalino, considera que o “grande testemunho e ajuda” dos religiosos católicos em Portugal “foi e é sobretudo de ordem espiritual”.

“Quantas pessoas, depois de exporem as suas mágoas a um missionário ou irmã, partem para as suas vida com outra atitude”, sublinha o prelado na nota semanal, enviada hoje à Agência ECCLESIA, acrescentando que “falta a muitos” essa “alma” e “espírito” para “levantar o ânimo dos portugueses”.

O responsável lembra que a 2 de fevereiro a Igreja assinala o dia da vida consagrada, “ou seja, daqueles e daquelas que, por amor a Jesus Cristo e ao Seu Reino, que inclui toda a criação, se desprenderam dos bens materiais, do projeto de constituir família pelo casamento e de planear a vida a partir das suas próprias ideias e vontade e se consagraram a Deus ao serviço da Igreja”.

Depois de pedir aos fiéis que rezem pelo “dom de homens e mulheres” que “testemunhem a fé, vivida no desprendimento, na vida fraterna e no amor ao próximo”, D. António Vitalino agradece aos religiosos que vivem na Diocese de Beja.

“A construção da identidade cristã dos portugueses deve muito aos consagrados. Ainda hoje se fala com muito carinho dos missionários e das irmãs”, salienta.

O prelado também recorda os imóveis das ordens religiosas que passaram a edifícios públicos, na sequência da extinção das comunidades de vida consagrada decretada pelo Estado em 1834.

D. António Vitalino relata que quando Portugal entrou na NATO, em 1949, uma “alta patente militar do Reino Unido” deslocou-se ao país para inspecionar as instalações militares, tendo afirmado que “se não tivesse havido monges e frades, também não haveria quartéis”.

O Dia do Consagrado coincide com a festa litúrgica da Apresentação do Senhor, a 2 de fevereiro, quando se evoca o momento em que Jesus, com poucos dias, foi simbolicamente oferecido a Deus no templo de Jerusalém, de acordo com as prescrições judaicas.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top