Bispo emérito de Leiria-Fátima apela à oração e à acção pelo Mundo

Celebração no Santuário da Cova da Iria contou com a presença da Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude

O bispo emérito de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva exortou este Domingo à oração mas também à acção para a melhoria do mundo.

Dirigindo-se aos peregrinos durante a homilia da missa celebrada no recinto de oração do Santuário de Fátima, o prelado sublinhou a necessidade de “rezarmos, reflectindo, corrigindo, prometendo e agindo. Não basta ficar na igreja ou aqui no santuário a rezar. O mundo precisa de nós!”.

D. Serafim lembrou ainda as vítimas dos incêndios, a necessária solidariedade, e a solenidade hoje vivida pelos católicos: a Assunção de Nossa Senhora.

Além de muitas famílias, participaram na celebração eucarística 17 grupos de peregrinos, oriundos de nove países.

De Portugal destaque-se o grupo de jovens das dioceses de Leiria-Fátima e de Santarém. Este jovens tiveram este fim-de-semana em Fátima vários momentos de oração e, no final desta celebração dominical, entregaram a Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude e o Ícone mariano que os acompanhou aos jovens da diocese de Coimbra.

Estes símbolos em peregrinação por Portugal propõem, nas palavras do padre Pablo Lima, director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, “um encontro profundo com Jesus Cristo e Maria; oferecer aos jovens das nossas comunidades o contacto e a experiência com tantos momentos de conversão à volta da mesma Cruz; acolher os jovens do mundo inteiro em nossa casa e criar uma «rampa de lançamento» da JMJ Madrid 2011 em Portugal”.

A propósito desta iniciativa, D. Serafim rezou “para que os jovens encontrem Cristo Salvador”.

Há 56 anos atrás D. Serafim Ferreira e Silva celebrava neste mesmo dia a sua missa nova (a que o neo-sacerdote celebra depois daquela em que foi orde­nado – cf. “Enciclopédia Católica Popular”). De modo especial, por esse motivo, ofereceu a Eucaristia a que presidiu hoje “pelos peregrinos de Fátima, para que possam assumir a cruz da vida e assumir uma vida mais santa e feliz”.

Rezou também “pelos migrantes, pelas vítimas de tantos males, tantas agressões” e vincou que é “preciso protestar, reflectir, ajudar, prevenir, tudo isto é pedir a Deus a força para vencer as contrariedades”.

Recorde-se ainda que a Igreja portuguesa celebra hoje a Jornada Nacional de Solidariedade com a Pastoral da Mobilidade Humana. O ofertório, em todas as Missas no Santuário de Fátima, reverte a favor da Pastoral da Mobilidade Humana. Em 2009, no Santuário, este ofertório totalizou 12104,32 € (doze mil, cento e quatro euros e trinta e dois cêntimos).

Animaram a celebração o Coro do Santuário de Fátima e um Coro do Senegal.

LeopolDina Simões, Sala de Imprensa do Santuário de Fátima

Partilhar:
Scroll to Top