Vinte e seis padres do Presbitério de Coimbra, acompanhados do seu bispo, D. Albino Cleto, estão a realizar uma peregrinação diocesana a Ars (26 a 29 de Abril), no âmbito do Ano Sacerdotal que a Igreja está a viver a propósito da celebração dos 150 anos da morte de São João Maria Vianney (1786-1859), modelo e patrono de todos os párocos e sacerdotes do mundo.
Da peregrinação, consta um tempo prolongado de reflexão, oração, adoração ao Santíssimo Sacramento. Eis a oração de consagração à Virgem e de renovação dos votos sacerdotais, pronunciada, dia 27, por D. Albino e seus padres:
“Aos pés da Santa Mãe de Deus, no altar do seu Santuário de La Salette e contemplando a telúrica beleza da natureza, saudamos toda a Diocese de Coimbra, presente no nosso coração. Consagramos à protecção de Maria Santíssima todas as nossas comunidades paroquiais e religiosas, os nossos serviços apostólicos, os nossos cristãos leigos e consagrados. De modo especial, confiamos todos os irmãos sacerdotes para que continuem a ser sinal de generosa fidelidade no serviço de Deus na nossa Igreja de Coimbra. Junto do túmulo de São João Maria Vianney, o Cura D Ars, renovamos estes mesmos votos convosco, para que o Senhor Jesus nos faça pastores segundo o seu coração”.