D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, regressou ao canal da Diocese no YouTube para lançar a Missão 2010, uma iniciativa que quer envolver todos os diocesanos na missão da Nova Evangelização.
O prelado lembra que esta missão foi apresentada à Diocese no passado dia 28 de Maio, no Seminário de Vilar, com o objectivo de, antecipadamente, mobilizar "as comunidades cristãs, paróquias, associações, congregações, movimentos e grupos".
Classificando a iniciativa como um "empreendimento de nós todos", D. Manuel Clemente diz que "a Missão 2010 visa, na Diocese do Porto, que todas as suas comunidades e expressões cristãs ganhem, como dizia João Paulo II, um novo ardor, novos métodos no anúncio evangélico".
"Não se trata coisas muito diferentes daquelas que já fazemos todos os dias, mas dar à nossa acção na vida da Igreja aquela dimensão missionária, de uma missão que hoje tem de ser aqui, entre nós, para uma população que precisa de ser revitalizada, como todos e sempre, nessa seiva evangélica novamente oferecida", acrescenta.
D. Manuel Clemente sublinha que cada mês de 2010 será conduzido por um desafio, que lança o tema para desenvolver ao longo dos dias, "em muito diálogo com aquilo que já são as aberturas normais da sociedade e da cultura", das Janeiras ao Natal, passando pelo Compasso ou as celebrações dos Santos Populares, entre outros.
A ideia é que "cada comunidade possa criar e deixar o Espírito crie nelas as propostas mais consequentes, para que o anúncio de Jesus Cristo seja, não só a verdadeira natureza da nossa Igreja, mas sobretudo o seu contentamento e realização".
O vídeo conclui-se com uma saudação a toda a população "crente e ainda não crente" de toda a Diocese do Porto.
Calendário
Janeiro entra no ano ao ritmo do «Anúncio». A dinâmica proposta é a realização das janeiras. "Cada comunidade, paróquia, capelania, reitoria, instituto, congregação, associação, movimento ou obra laical é convidada a criar, dar continuidade ou retomar o Canto das Janeiras", expressa a Diocese do Porto. A concretização desta iniciativa vai proporcionar um "encontro a nível da freguesia ou paróquia". No dia 23 de Janeiro, na Avenidas dos Aliados, irá decorrer o «Canto das Janeiras – Porto Missão 2010» com a participação de grupos sorteados paroquia dos encontros paroquia, Vicariais e de Região Pastoral.
Fevereiro conhece o desafio da «Alegria». Aqui é proposto um itinerário para os jovens, que passa pela criação de um grupo de jovens, pela "presença na comunidade". Os jovens são também desafiados a assumirem "as fontes da alegria cristã" e a identificar uma situação concreta de "necessidade de alegria" e agir. De 13 a 16 de Fevereiro, Porto acolhe o encontro ibérico de jovens.
Março desperta ao ritmo da «(Com)Paixão». Este mês marca a Quaresma e propõe, através de cristãos apaixonados, chegar junto da população universitária em geral com estudantes, professores, investigadores, no Porto (cidade e diocese)". Já a partir de Outubro de 2009, é proposto a realização de "encontros vicariais, inter-paroquiais e paroquiais universitários de universitários". Na noite de 26 de Março serão dados "passos na univerCidade". Terá lugar uma via-sacra que "transbordará para Abril e Maio na preparação e celebração (a 2 de Maio) da Bênção das Pastas". Dia 3 de Maio, haverá decorre também o «Gen Verde» "com o seu espectáculo Rapsódia dos Povos".
O mês de Abril quer-se «Com Vida». O desafio é sensibilizar o maior número de jovens para um "unitário de celebração da conceito Páscoa da Ressurreição". A diocese vai promover o Dia Diocesano da Juventude, a Semana de Oração pelas Vocações e a interacção com os alunos e professores das Escolas Católicas e de EMRC. Cada paróquia deverá celebrar o compasso "Anúncio da Ressurreição". Entre 18 e 23 de Abril vão decorrer viagens pela história da Diocese do Porto, com o objectivo de "contactar, conhecer e contemplar a beleza das obras de arte que ao longo dos séculos geraram a concepção cristã da vida e conhecer as nossas raízes nas obras e vidas daqueles que se entregaram a Cristo".
Em Maio, valoriza-se o testemunho de «Maria». Quer-se "renovar e purificar a devoção Mariana". A Imagem da Virgem peregrina estará no Porto e dia 31 a Avenida dos Aliados será palco da «cidade da Luz». Na véspera a mesma avenida acolhe o Dia da Família. O mês de Maio aposta também no dar lugar "na Igreja e na sociedade aos pobres dos pobres". Por isso, dia 23, terá lugar no Europarque a peregrinação dos Frágeis.
Junho será o mês da «Festa». A Pastoral das Migrações e a Pastoral Social e Caritativa estarão em missão. "A solidariedade, o acolhimento e a caridade são lugares de reconhecimento da Igreja perante sociedade". O solstício de Verão é "tempo de festa, tempo de abertura ao outro" e assim "a festa surge como oportunidade de comunicar, de incluir". A diocese prepara a Festa da Solidariedade e dos Povos, a realizar em finais de Junho. "Será o grande momento de encontro e de afirmação das respostas sociais da diocese". Pretende-se ainda "favorecer dinâmicas de encontro entre organizações de imigrantes e os grupos paroquiais de caridade com vista ao conhecimento, relacionamento e integração das comunidades". As festas de Stº. António, S. João e S. Pedro darão o mote para cada comunidade, "tirando partido das dinâmicas locais populares, deverá incentivar a participação dos cristãos nessas iniciativas, renovando tradições e realçando a dimensão missionária e evangélica dos santos populares".
Os meses de Julho e Agosto são assumidamente de «Verão» e por o descanso dará o mote para o renovado compromisso.
«Entra» Setembro com a "«rentrée» escolar". A escola será lugar "não apenas um espaço geográfico ou geométrico, mas como um "lugar" a ocupar, uma missão a cumprir". Dia 9 terá lugar a celebração do Envio dos professores de EMRC na Sé do Porto, Entre os dias 1 e 15 terá lugar a festa de acolhimento, com professores e alunos de EMRC, em todas as Escolas da Diocese. A dinâmica paroquial vai realizar a recepção aos professores e será apresentado o documento «A escola em Portugal». Será também realizado o rito do envio, competindo a cada direcção da escola da área paroquia convidar "os professores, os representantes da associação de pais e alunos para a celebração".
Em Outubro vive-se a «Missão», com a realização do Congresso missionário, a «Tenda do encontro», a peregrinação, e a «Tele-missão».
Novembro vai viver a «esperança» e convidar as "comunidades cristãs e os fiéis a reflectirem sobre o sentido do viver e do morrer, sobre o tempo e a eternidade, sob o signo da Esperança". A diocese vai organizar um ciclo de conferências «Reis o Homem» com propostas de reflexão sobre "a Arte (de viver e morrer), a Eternidade e a Esperança".
Dezembro termina o ano sob o signo da «Luz» com o objectivo de "dar continuidade a 2010, com ardor renovado". Neste mês serão celebrados os 25 serviço da missão com a Celebração das Bodas de Prata dos Catequistas, no dia 8 de Dezembro, na Sé do Porto. Este será também um "tempo litúrgico ao ritmo da Missão 2010".