Bispo do Porto fala num mundo com problemas de «sobrevivência»

D. Manuel Clemente presidiu à ordenação de quatro novos diáconos na Diocese

D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, presidiu esta Terça-feira à ordenação de quatro novos Diáconos na Diocese, cerimónia na qual afirmou que “o nosso mundo, geral ou mais próximo, debate-se hoje com graves problemas de vida e sobrevivência”.

“Difícil é a subsistência básica de muitos e de famílias inteiras; difícil é a vida laboral, indispensável ao sustento e à realização de cada um; perigosa é também a disposição corrente para ganhos rápidos e satisfações fugazes”, referiu, na homilia proferida na Sé do Porto.

D. Manuel Clemente apelou à “esperança possível e activa, até para reconstruir a sociedade no âmago das suas motivações e práticas”.

“Sim à caridade aplicada, para que não falte a ninguém o sustento e o ânimo para viver e conviver. Sim à autêntica beleza e ao contentamento perdurável, que só se alimentam com a verdade de Deus e da humanidade segundo Deus, respeitando a sua presença e prioridade absoluta”, prosseguiu.

O Bispo do Porto deixou ainda uma nota para a Cimeira de Copenhaga, falando numa “ecologia inadiável”,e aludiu à presença de Bento XVI na Diocese nortenha, a 14 de Maio de 2010: “Estaremos na altura em plena Missão 2010, que outra finalidade não tem senão anunciar aos nossos contemporâneos a presença viva e restauradora do mesmo Cristo que Maria nos deu”.

D. Manuel Clemente exortou todos os presentes, principalmente os diáconos, a serem verdadeiros “sacramentos”, sinais vivos e actuantes da “diaconia de Cristo à Igreja e ao mundo”.

Os novos diáconos são Joaquim José dos Santos Campos (natural de Sandim, concelho de Vila Nova de Gaia), em estágio pastoral ao serviço da Paróquia de Vila Boa de Quires, da Vigararia de Marco de Canavezes; Bruno Marcelo Barbosa Ferreira (natural da paróquia de Galegos, concelho de Penafiel), em estágio pastoral ao serviço da Paróquia de Friande, da Vigararia de Felgueiras; Ilídio Fernando Teixeira dos Santos (natural da Paróquia de Arreigada, concelho de Paços de Ferreira), em estágio pastoral ao serviço da Paróquia de Foz do Sousa, da Vigararia de Gondomar; e Miguel Alexandre Fernandes Ribeiro (Missionário do Espírito Santo, natural de Monte Abraão, Lisboa), ao serviço da paróquia da Nossa Senhora da Conceição, Abóboda.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top