Bispo do Funchal lança Diocese em ciclo celebrativo

Ano Sacerdotal e final do Ano Paulino abordados por D. António Carrilho D. António Carrilho, Bispo do Funchal, escreveu à Diocese a respeito do início do Ano Sacerdotal e do final do Ano Paulino, promovendo a celebração destes momentos nas várias comunidades católicas da Região.

O prelado lembra o Ano Sacerdotal, iniciado a 19 de Junho, sublinhando que o mesmo "implica e requer uma dupla atenção: a todas as nossas comunidades cristãs e a todo o Povo de Deus, em geral, dando a conhecer e ajudando a redescobrir o sentido profundo do Sacerdócio de Cristo e da forma como o mesmo é participado e exercido na Sua Igreja; e uma atenção aos sacerdotes, em particular, proporcionando-lhes meios de aprofundamento e melhor vivência da sua própria identidade, numa espiritualidade sacerdotal específica de quem foi associado, pela ordenação, à vida e missão de Cristo Bom Pastor".

"O Ano Sacerdotal será, assim, uma oportunidade de aprofundar, em toda a Igreja e também aqui na nossa Diocese, o sentido teológico, espiritual e pastoral do sacerdócio; será para os próprios sacerdotes um estímulo na redescoberta feliz da sua identidade, da fraternidade e unidade do presbitério e da sua relação sacramental com o Bispo", assinala.

Para este responsável, estamos ainda na presença de "uma ocasião para se intensificar a oração pelas vocações sacerdotais e pelos sacerdotes, reconhecendo a sua necessidade e importância na vida da Igreja, e reconhecendo também, com gratidão, o seu trabalho pastoral e testemunho de vida".

Na Diocese do Funchal, a celebração do Dia do Clero teve lugar a 19 de Maio, "com a tónica e o sentido do Ano Sacerdotal, proclamado pelo Papa".

No dia 4 de Agosto, memória litúrgica do Santo Cura de Ars, terá lugar na Sé do Funchal uma solene concelebração eucarística, "associando no mesmo louvor e acção de graças, sem prejuízo das celebrações comemorativas próprias, todos os Presbíteros da Diocese que, neste ano de 2009, celebram jubileus de ordenação sacerdotal: cinco, Bodas de Ouro, e dois, Bodas de Prata".

Este Ano Sacerdotal coincide, na Madeira, com a visita da Imagem da Virgem Peregrina, "uma grande oportunidade para aprofundar os temas relativos ao sacerdócio e rezar pelos sacerdotes, pelas vocações sacerdotais e pelo nosso Seminário, especialmente dedicado a Nossa Senhora de Fátima".

Encerramento do Ano Paulino

D. António Carrilho escreveu ainda uma mensagem a respeito do encerramento do Ano Jubilar Paulino. Na Madeira, a celebração conclusiva acontece no dia 28 de Junho, na paróquia de São Paulo (Ribeira Brava), a única que lhe é especialmente dedicada, na Madeira.

"O interesse das actividades desenvolvidas ao longo de todo o ano nas diversas comunidades cristãs e Arciprestados e, sobretudo, o empenho dos agentes de pastoral na preparação do encerramento, fazem antever uma grande mobilização e participação de fiéis das paróquias, institutos religiosos e organizações laicais", refere o Bispo do Funchal.

O prelado Manifesta o "desejo de congregar o maior número de fiéis das diversas paróquias, institutos de vida consagrada e movimentos de apostolado na grande celebração do próximo dia 28".

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top