Bispo do Funchal aplaude iniciativa de EMRC

Alunos revivem cantares do Espírito Santo, uma das mais antigas tradições da Madeira

Os “Cantares do Espírito Santo” são dinamizados, desde há cinco anos, pela aula de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e visam “reviver uma das tradições religiosas mais vividas na nossa terra”, disseram ao JM os organizadores do evento que decorreu, ontem à tarde, na Escola Básica 2.º e 3º ciclos do Campanário. “Uma iniciativa feliz”, na opinião do Bispo do Funchal que assistiu ao espectáculo cultural com a participação de dez grupos, de várias escolas da região.

“É uma realização importante porque revela a atenção dada pela EMRC à vida da comunidade e às tradições locais”, afirmou D. António Carrilho ao JM.

“A aula não se limita à transmissão de valores segundo o programa da disciplina, mas procura manter, divulgar e compreender a tradição”; e propõe “uma actividade inter-escolas, de relacionamento entre alunos, para que percebam também que, para além das aulas, há muita coisa que passa pela cultura cristã e religiosa, como sugerem estes cantares sobre a visita do Espírito Santo”, acrescentou o Bispo do Funchal.

Entre a assistência estava também o Pe. Adelino Macedo, pároco do Campanário, entre outros convidados.
Na 5.ª edição dos “Cantares do Espírito Santo” participaram dez Escolas Básicas do 2.º e 3º ciclos, das seguintes localidades: Campanário (organizadora do encontro deste ano), Caniço, Fajã da Ovelha, Carmo (Câmara de Lobos), Ponta do Sol, Escola da Apel, Santo António S. Vicente, Ribeira Brava e Estreito de Câmara de Lobos.
Todos se esmeraram na interpretação dos versos e melodias, foram muitos aplaudidos, destacando-se as “saloias” e os portadores das “insígnias do Espírito Santo”.

No próximo ano, o VI Encontro dos Cantares do Espírito Santo será na Escola Básica de Santo António, conforme ditou o sorteio.

Partilhar:
Scroll to Top