D. António Marto espera que o simpósio «Quereis oferecer-vos a Deus?» ajude as pessoas a perceberem «o fundamento» e «a beleza» da vida cristã
Fátima, Santarém, 15 jun 2012 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Leiria-Fátima defendeu hoje que retomar a proposta de entrega feita por Nossa Senhora aos três pastorinhos faz todo o sentido no contexto da crise espiritual que domina a sociedade.
Segundo D. António Marto, a pergunta “Quereis oferecer-vos a Deus?”, deixada por Maria a Francisco, Jacinta e Lúcia, em 1917 na Cova da Iria, é fundamental para ajudar cada pessoa a “refletir sobre o horizonte, o fundamento, as dimensões” e “a beleza” da entrega a Cristo, “na vida comunitária, na cultura e na configuração do mundo”.
A mensagem do prelado, publicada pela sala de imprensa do Santuário de Fátima, foi transmitida durante a sessão de abertura de um simpósio teológico-pastoral precisamente dedicado àquela questão, no âmbito da caminhada para a comemoração do Centenário das Aparições.
Perante cerca de meio milhar de participantes, no Centro Pastoral Paulo VI, o bispo de Leiria-Fátima sublinhou que o “convite” mariano encerra antes de mais um “apelo” para que o Homem deixe “atuar” a “graça” e a “misericórdia” que Deus colocou no seu coração, “cooperando” com ele para o bem do mundo.
A colaboração com Deus, continuou o bispo, deve ser concretizada no quotidiano de cada um, “nas pequenas e grandes coisas”, de modo a transformar toda a vida num ato de “verdadeiro louvor e adoração”.
Os cristãos, acrescentou o mesmo responsável, devem ser os primeiros a dar exemplo, já que “são chamados ao não conformismo” e a não sacrificarem as suas convicções “às divindades pagãs do poder, do ter, do aparecer, do gozar imediato e a todo o custo”.
D. António Marto concluiu a sua intervenção recordando a receita que o Papa Bento XVI deixou aos fiéis, no sentido de contribuírem para a resolução da crise social e económica.
O Papa “convida a revigorar as experiências financeiras e económicas fundadas sobre uma economia ao serviço do bem comum, mediante a implementação da fraternidade, do dom e da gratuidade como bens relacionais, da justiça”, realçou.
O simpósio “Quereis oferecer-vos a Deus?”, organizado pelo Santuário de Fátima, vai prolongar-se até ao próximo domingo.
A iniciativa, que pode ser acompanhada online através da página do Centenário das Aparições na Internet, conta com a presença e contributo de diversos especialistas vindos de Portugal, da Espanha, da França, da Bélgica e dos Estados Unidos.
SISF/JCP