Bispo de Viseu recupera de AVC

D. Ilídio Leandro deu entrada no hospital esta Sexta-feira, após princípio de acidente vascular cerebral

O bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, está desde Sexta-feira, 15 de Outubro, no hospital da cidade a recuperar de um princípio de AVC (acidente vascular cerebral), prevendo-se que possa ter alta nas próximas horas.

“Na Sexta-feira, D. Ilídio sentiu-se mal, tendo dado entrada nas urgências do Hospital de Viseu, onde lhe foi diagnosticado um princípio de AVC, que já está devidamente controlado”, explicou à Agência ECCLESIA o director do Gabinete de Imprensa da diocese, padre Nuno Azevedo.

“Perante sintomas de perturbação dos movimentos dos membros do lado direito, D. Ilídio consultou um médico amigo que, após uma primeira abordagem de diagnóstico, o acompanhou às Urgências do Hospital de São Teotónio, em Viseu, para ser examinado com mais rigor”, refere o site da diocese.

“Os exames confirmaram um AVC, levando ao internamento para os cuidados que a situação impunha, estando a evoluir muito positivamente”, assinala a mesma fonte, adiantando que “os movimentos afectados estão quase normalizados” e a disposição do bispo “é boa”.

O prelado, que a 10 de Outubro deu início ao sínodo da diocese de Viseu, continua em repouso na unidade hospitalar, cumprindo a medicação e sujeito a um regime de visitas “muito limitadas”, indicou o responsável pelo Gabinete de Imprensa.

O padre Nuno Azevedo afirmou ainda que D. Ilídio Leandro, de 60 anos, está a trabalhar no seu computador portátil e a tratar dos assuntos mais urgentes, podendo regressar a casa nas próximas horas: “Espera-se que hoje ou amanhã já possa ter alta, mas não há nada certo”.

O sacerdote deu conta de uma preocupação generalizada na diocese pelo estado de saúde do prelado, “até porque em alguma imprensa a notícia continha pormenores que alarmaram mais as pessoas em relação ao que era a verdade”.

“Não foi nada de tão forte que suscitasse o estado de alerta. Assim que ouviram a notícia que o senhor bispo tinha sido hospitalizado com um AVC, a preocupação foi muita por parte de algumas comunidades”, disse o responsável, que acrescentou: “A situação está a evoluir favoravelmente”.

D. Ilídio Leandro foi nomeado bispo de Viseu pelo Papa Bento XVI a 10 de Junho de 2006, tendo cumprido a entrada solene na diocese um mês depois.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top