Bispo de Viseu reafirma aposta na preparação do Sínodo

A participação dos cristãos levará ao conhecimento e proximidade da diocese

D. Ilídio Pinto Leandro, bispo de Viseu, escreve carta pastoral convocando todos para a preparação do Sínodo Diocesano, afirmando tratar-se de 5 anos de caminho em conjunto. O lema escolhido para o sínodo é «Em Comunhão para a Missão».

«Todos somos Igreja e, por isso, todos somos indispensáveis para a renovação desta Igreja que amamos, abrindo-nos à Igreja que queremos ser – capaz de revelar o Evangelho e de anunciar Jesus Cristo a todos os nossos contemporâneos», escrevia D. Ilídio Leandro.

«Queremos a Igreja de Viseu pronta a estimular e a receber a participação de todos, na comunhão de vida e de fé e em corresponsabilidade de acção e de missão.»

A responsabilidade tornava-se uma das palavras de ordem desta carta pastoral de preparação do Sínodo, suscitando mesmo um pedido.

«Peço a todos os grupos de corresponsabilidade – já constituídos nas comunidades paroquiais e nos arciprestados ou em formação – que se sintam motivados para esta acção e felizes por serem Igreja, neste tempo. Assim, peço que se sintam chamados a dar o seu contributo para que a Igreja seja mais bela e se torne, cada vez mais, parceira no diálogo cultural e social e cooperante activa na construção de um mundo melhor.»

O Bispo de Viseu fez questão de esclarecer que o Sínodo se trata de «uma experiência de caminho, de reflexão, de avaliação, de renovação, de planeamento e de programação, em forma comunitária e com a participação de todos, para passarmos um limiar onde Deus nos chama e onde queremos estar com todos os que Deus chama à salvação», conforme carta pastoral.

«A metodologia deverá ser a participativa, sempre aberta, prospectiva e inclusiva, isto é, pedindo a participação de todos e acolhendo sempre sugestões, perguntas e reflexões que venham, mesmo de quem não se sinta “parte” dos cristãos e membro da comunidade paroquial e diocesana.»

O apelo à comunhão e proximidade de todos os cristãos diocesanos de Viseu está patente para que no fim deste período sinodal «haja a vontade de continuar a fazer caminho juntos e viver a alegria de caminhar sinodalmente, como membros desta Igreja que, no mundo, quer continuar a missão de anunciar a verdade de Jesus Cristo e o Seu projecto de salvação», reafirma D. Ilídio Leandro.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top